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Type: Artigo Cientifico
Title: Os elementos constituintes do projeto político pedagógico na contemporaneidade
Author: Bianchi, Micheli Fernanda Prigol
First advisor: Gomes, Aurélia Lopes
Resume: O presente artigo possui como eixo central a discussão dos elementos básicos norteadores na construção de Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs). Busca-se aprofundar o conhecimento nas concepções filosóficas do tema, apresentando as concepções de autores como Ilma Veiga, Celso Vasconcelos e M. P. Schneider, para delinear quais elementos cada um defende como fundamental na construção de PPPs. Tal pesquisa utiliza-se de metodologia de cunho exploratório qualitativa, embasada através do método dialético, por meio de pesquisa bibliográfica e de análise documental. Inicialmente aborda-se a importância deste documento no campo educacional como uma conquista histórica, evoluindo até sua normatização legal. Em seguida, adentramos em algumas obras dos autores citados, na elaboração de um mapa temático das ideias principais de cada um. Em Veiga, abordar-se-á a estrutura organizacional escolar, o currículo e o tempo escolar, no processo de decisão, nas relações de trabalho e na avaliação. Já em Vasconcellos o foco será sobre o Marco Referencial, o diagnóstico e a programação. Enquanto em Schneider poderá ser verificado sua ideia sobre os elementos estáveis ou permanentes e dos elementos circunstanciais ou transitórios. Por fim, apresentar-se- á as considerações que conectam as teorias e seus respectivos elementos ao trabalho de confecção dos PPPs nas instituições de ensino.
Abstract: This paper centered on the discussion of the basic elements that guide the construction of the Pedagogic Political Project (PPP). The aim is deepen the Knowledge in the subject of philosophical conceptions, presenting the views of authors as Ilma Veiga, Celso Vasconcelos and M. P. Schneider, for underline the elements that each defends as fundamental in the construction of PPPs. This research used qualitative exploratory methodology, grounded through the dialectical method through literature and document analysis. Initially it discusses the importance of this document in the educational area as a historic achievement, evolving to its legal regulation. Then we enter in some works of these authors, about the main ideas of each. In Veiga, the address shall be the school organizational structure, the curriculum and the school time, in the decision process, in labor relations and evaluation. Vasconcellos has already the focus about framework, diagnosis and programming. While in Schneider the idea about the stable or permanent elements and circumstantial or transiente elements. Finally, will present himself considerations that connect the theories and their elements to the work of preparation of PPPs in educational institutions.
Keywords: Administração da educação
Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1211
Issue Date: 2015
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