Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1212
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Motricidade e educação infantil |
Author: | Silva, Sheila Mara da |
First advisor: | Loro, Alexandre Paulo |
Resume: | As práticas pedagógicas na Educação Infantil podem contribuir no domínio do movimento humano. Assim, o presente estudo tem como objetivo central discutir a importância do desenvolvimento motor nos primeiros anos da infância (1 a 3 anos). Nesse sentido, temos como objetivos específicos: compreender o desenvolvimento motor e as suas características e conceituar fatores que abrangem o desenvolvimento funcional do corpo com exemplos de atividades. Para isto, dialogaremos com Gallahue e Ozmum (2005) e Tani (1998, 1987) sobre o desenvolvimento motor infantil. As conclusões apontam que o nosso sistema de ensino reflete de maneira plausível o atendimento quase carcerário que nossos alunos da educação infantil vêm recebendo. Para muitos docentes parece promissor obter êxito na controlação dos corpos pois só assim é possível a formação de um modelo ideal de aluno. Nesta perspectiva emerge a importãncia de práticas pedagógicas que possam contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades motoras básicas de crianças na Educação Infantil. |
Resumen : | Pedagogical practice in childhood education can contribute a lot in the domain of human movement. So, the present study has the main objective to discuss the importance of the motor development in the first years of the childhood (1-3 years old). In this sense, we have the following objectives: understand about the physical growth and its features and conceptualize the factors that comprehend the functional progress of body with activities as examples. For this, we are going to talk with Gallahue and Ozmum (2005) and Tani (1998, 1987) about the child motor development. The findings show that our education system reflects with plausibility the almost custodial care of our students of early childhood education are receiving. For many teachers it seems propitious to succeed in the control of the bodies, because just like this it is possible to create an ideal model of student. In this perspective emerges the importance of pedagogical practices that can contribute with the development and improvement of basic motor skills of children in kindergarten. |
Palabras clave : | Educação infantil Infância Motricidade Práticas pedagógicas Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1212 |
Fecha de publicación : | 2016 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 447.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.