Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1239
Type: Artigo Cientifico
Título : Movimento corporal e aprendizagem
Author: Almeida, Zanete
Reis, Suelyn Caroline
First advisor: Loro, Alexandre Paulo
Resume: O presente artigo aborda o movimento corporal e sua relação com a aprendizagem. É por meio do movimento que à criança compreende o mundo a sua volta. Dada relevância sobre o tema, o estudo foi elaborado com intuito de saber como o movimento corporal influencia na aprendizagem das crianças na fase inicial. Partindo disso, pretendemos refletir sobre o movimento corporal no espaço escolar, destacando o aspecto cognitivo e sua correlação com o aspecto motor. A partir de uma pesquisa bibliográfica procuraremos dialogar com autores que abordam o tema proposto, sendo eles Gallahue (2008), Goulart (2010), Piaget (2010) falando sobre a aprendizagem cognitiva; Mattos e Neira (2008) sobre o movimento corporal no espaço escolar e Tani et al. (2011) e Freire (2009) abordando o desenvolvimento da criança a partir do movimento. O movimento corporal é essencial para a vida, principalmente para a educação infantil, quando comprometida em garantir um espaço para que as crianças possam vivenciar com intensidade o seu desenvolvimento corporal.
Resumen : This article deals with body movement and its relationship with learning.It is through movement that the child understands the world around them. Given relevance of the topic, the study was designed with the intention to know how the body movement influences children's learning early on. From this, we intend to reflect on the body movement at school, highlighting the cognitive aspect and its correlation with the engine aspect. From a literature seek dialogue with authors who address the theme, namely Gallahue (2008), Goulart (2010), Piaget (2010) talking about cognitive learning; Mattos and Neira (2008) on body movement at school and Tani et al. (2011) and Freire (2009) addressing the child’s development from the movement. The body movement is essential for life, particularly for early childhood education, when committed to ensuring a space for children to experience with intensity your body development.
Palabras clave : Aprendizagem
Espaço escolar
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1239
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALMEIDA e REIS.pdf300,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.