Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1240
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A secundarização da escola nas produções acadêmicas: um estudo das teses do PPGE/UFSC (2000-2013) |
Autor(es): | Giachini, Carla Grasel Tavares, Elizama de Souza |
Primeiro Orientador: | Calegari, Jean Franco Mendes |
Primeiro coorientador: | Rodrigues, Marilda Merência |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a abordagem das instituições escolares nas teses do PPGE/UFSC. Parte do debate historiográfico acerca da ausência de política de fontes para as instituições escolares, da preocupação sistemática sobre a memória dessas instituições e seus registros, propondo, nesse sentido, questionar e evidenciar o que tem sido dito sobre as instituições escolares em produções acadêmicas. Constata-se através das análises empreendidas que há um reduzido número de teses que tratam especificamente sobre a história das instituições escolares ou que dialogam diretamente com o campo da história da educação. Conclui que há um processo de secundarização da escola nestas abordagens, e que esta instituição tem sido frequentemente visualizada como um cenário para a realização de pesquisas e lugar para responder problematizações do micro, por vezes tratadas como um recorte autônomo do contexto histórico e escolar. |
Abstract/Resumen: | This article presents the results of a study on the approach of educational institutions in the theses of PPGE/UFSC. Part of the historiographical debate about the absence of sources of policy for educational institutions, systematic concern about the memory of those institutions and their records, proposing, in this sense, to question and to highlight what has been said about the educational institutions in academic productions. It appears by the current analysis that there are a small number of theses that deal specifically on the history of schools or to dialogue directly with the field of history of education. It concludes that there is a process of school sidelined these approaches, and that this institution has often been viewed as a setting for conducting research and place to answer micro problematizations sometimes treated as a autonomous cut of the historical and educational context. |
Palavras-chave: | Escola História da educação Instituições de ensino Educação Análise de dados |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1240 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GIACHINI e TAVARES.pdf | 363,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.