Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1240
Type: Artigo Cientifico
Title: A secundarização da escola nas produções acadêmicas: um estudo das teses do PPGE/UFSC (2000-2013)
Author: Giachini, Carla Grasel
Tavares, Elizama de Souza
First advisor: Calegari, Jean Franco Mendes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rodrigues, Marilda Merência
Resume: Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a abordagem das instituições escolares nas teses do PPGE/UFSC. Parte do debate historiográfico acerca da ausência de política de fontes para as instituições escolares, da preocupação sistemática sobre a memória dessas instituições e seus registros, propondo, nesse sentido, questionar e evidenciar o que tem sido dito sobre as instituições escolares em produções acadêmicas. Constata-se através das análises empreendidas que há um reduzido número de teses que tratam especificamente sobre a história das instituições escolares ou que dialogam diretamente com o campo da história da educação. Conclui que há um processo de secundarização da escola nestas abordagens, e que esta instituição tem sido frequentemente visualizada como um cenário para a realização de pesquisas e lugar para responder problematizações do micro, por vezes tratadas como um recorte autônomo do contexto histórico e escolar.
Abstract: This article presents the results of a study on the approach of educational institutions in the theses of PPGE/UFSC. Part of the historiographical debate about the absence of sources of policy for educational institutions, systematic concern about the memory of those institutions and their records, proposing, in this sense, to question and to highlight what has been said about the educational institutions in academic productions. It appears by the current analysis that there are a small number of theses that deal specifically on the history of schools or to dialogue directly with the field of history of education. It concludes that there is a process of school sidelined these approaches, and that this institution has often been viewed as a setting for conducting research and place to answer micro problematizations sometimes treated as a autonomous cut of the historical and educational context.
Keywords: Escola
História da educação
Instituições de ensino
Educação
Análise de dados
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1240
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIACHINI e TAVARES.pdf363.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.