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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Surdez e educação inclusiva: do que estamos falando?
Autor(es): Zardo, Dorilde
Primeiro Orientador: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Resumo: Este trabalho tem como propósito promover uma reflexão acerca da inclusão dos surdos nas escolas do ensino regular/comum da rede pública de educação. Pretende provocar indagações a respeito das políticas de inclusão quanto aos paradigmas conceituais e os princípios que são defendidos com frequência nos documentos normativos nacionais e questionados com frequência por muitos teóricos quanto à sua efetivação. O processo de inclusão de surdos encontra muitos obstáculos e desafios especialmente àqueles relacionados às práticas pedagógicas, que são sempre voltadas para os ouvintes. Para desenvolver esta pesquisa de cunho bibliográfico, buscou-se ancoragem teórica em autores como Skliar (1997,1998,1999), Costa (2010), Beyer (2005), Góes (2004) e Laplane (2004). A partir dos estudos desenvolvidos para a produção deste trabalho, foi possível refletir e problematizar diversas questões que envolvem tanto as proposições legais sobre inclusão quanto as questões práticas da vida na escola, cuja minha experiência como professora me permitiu problematizar. Não tive a pretensão de apontar soluções aos problemas identificados, mas trazê-los ao conhecimento para assim poder pensar outras possibilidades de inclusão dos surdos em idade de escolarização.
Abstract/Resumen: The objective of this paper is to discuss about the inclusion of deaf people on regular public schools. It aims to question the inclusion policies which have paradigms and principles that are frequently defended on national normative documents. On the other hand, the same inclusion polices are questioned by many theorists about their execution. The process of deaf inclusion finds many obstacles and challenges, especially those related to the pedagogical practices which are always directed to the hearings. To develop this bibliographic research we have based the discussion on authors such as Skliar (1997,1998,1999), Costa (2010), Beyer (2005), Góes (2004) e Laplane (2004). From the developed studies to produce this paper, it was possible to analyze a great number of questions about inclusion legal propositions besides questions about scholar practices analyzed through my experience as a teacher. It’s not my pretension to propose solutions to the identified problems, however bring them to the public's attention as a way to think other including possibilities for deaf students on primary school to high school.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência auditiva
Política educacional
Surdez
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1250
Data do documento: 2016
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