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Type: Artigo Cientifico
Title: Formação docente para a alfabetização: desafios contemporâneos
Author: Ebertz, Kelly
Portela, Cristina Aparecida
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: O presente estudo objetivou conhecer e analisar a produção acadêmica nacional sobre a formação para a docência na alfabetização, de modo a buscar indicadores de qualificação para o exercício desta prática educativa e seu percurso na alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, além de produzir um quadro analítico cujos dados poderão contribuir no sentido de subsidiar reflexões e a construção de propostas de formação inicial e continuada neste segmento da educação básica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, a qual, de acordo com Ferreira (2002), constitui-se numa forma de dar circularidade e visibilidade ao conhecimento acadêmico junto aos pesquisadores, instituições e ou profissionais atentos às temáticas em discussão. Quanto às fontes, os dados foram buscados no sitio da CAPES, a partir das expressões de busca, definidas previamente.. A análise e interpretação dos resultados ancora-se na Análise de Conteúdo, apoiada em Bardin (1979). Como resultado deste estudo, vale destacar o número expressivo de dissertações e teses que através de seus pesquisadores ocupam-se dos desafios da formação inicial e continuada, das implicações pedagógicas inerentes a esses processos, marcadas significativamente pelo percurso formativo pessoal e pelo percurso dos formadores. Outro aspecto relevante neste estudo advêm do que denominamos silenciamentos: algumas temáticas, tais como a diversidade de linguagens necessárias na e para a alfabetização, estudos sobre os métodos e metodologias de alfabetização, práticas sobre as diferentes culturas e suas práticas alfabetizadoras, dentre outras, as quais carecem de ocupação, dadas as necessidades e expectativas dos professores atuantes na alfabetização. Concluímos, reiterando a complexidade de desafios e possibilidades que transversalizam a formação inicial e continuada para a docência na e para a alfabetização, situada na multiplicidade de linguagens e marcas contemporâneas, particularmente a diversidade metodológica, e a pouca escuta aos sujeitos que atuam como professores nesse campo, além da falta de compromisso da e na gestão dos processos de seleção e acompanhamento dos professores alfabetizadores.
Abstract: This study aimed to identify and analyze the national academic production on education for teachers in literacy in order to seek qualification indicators for the exercise of this educational practice and its route on literacy in the early years of elementary school, as well as, produce an analytical framework whose data could contribute towards subsidizing reflections and building proposals for initial and continuing education in this segment of basic education. The methodology used was a literature type state of knowledge, which, according to Ferreira (2002), it is a way to give visibility to the circularity and academic knowledge along with researchers, institutions and professional or attentive to the themes under discussion . The sources, the data were collected at the site of CAPES, from search expressions predefined. The analysis and interpretation of results is anchored in content analysis, supported by Bardin (1979). As a result of this study, it is worth noting the large number of dissertations and theses that through its researchers take up the challenges of initial and continuing education, pedagogical implications inherent in these processes, significantly marked by personal training path and the path of the trainers. Another relevant aspect in this study come from we call silencing: some issues, such as the diversity of languages in the necessary and literacy, studies on methods and literacy methodologies, practices about different cultures and their practices literacy teachers, among others, which lack the occupation, given the needs and expectations of teachers working in literacy. We concluded by reiterating the complexity of challenges and possibilities that cross cutting the initial and continuing education for teaching in and for literacy, located in the multiplicity of languages and contemporary brands, particularly the methodological diversity, and little listening to the guys who work as teachers in this field, and the lack of commitment and management of selection processes and monitoring of literacy teachers.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Formação continuada do professor
Formação de professores
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1252
Issue Date: 2015
Appears in Collections:TCC Pedagogia

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