Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1269
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | A paixão pela imagem na obra "Glaura" de Manuel Inácio da Silva Alvarenga |
Author: | Haupenthal, Ana Carolina |
First advisor: | Prigol, Valdir |
Resume: | Neste trabalho propomos a análise dos elementos utilizados para a construção da imagem poética de Glaura na obra Glaura (Poemas Eróticos, 1799) de Manuel Inácio da Silva Alvarenga, levando em consideração os que remetem à construção do cenário, pois estão intrinsecamente ligados à composição da imagem. Para a referida análise nos apoiamos em quatro teóricos que permeiam as discussões, são eles: Antonio Candido (2009) com suas contribuições acerca da musicalidade que perpassa a obra, Alcir Pécora (2009) que nos auxilia com os elementos constitutivos do locus, Giorgio Agamben (2007) firma o conceito referente à ninfa e Wolfgang Iser (1996) que contribui com as características de fingimento e as máscaras utilizadas pelo eu lírico da Arcádia. Ao final deste trabalho concluímos que o eu lírico, ao construir a imagem de Glaura, também se auto constrói através de comparações, portanto, a paixão pela imagem transpassa a criação/pintura de outro ser e acaba por construir uma imagem de si projetada em pastor. |
Abstract: | En este trabajo proponemos el análisis de los elementos utilizados para la construcción de la imagen poética de Glaura en la obra Glaura (Poemas Eróticos, 1799) de Manuel Inácio da Silva Alvarenga, llevando en consideración los que remiten a la construcción del paisaje, pues están intrínsecamente ligados a la composición de la imagen. Para el referido análisis nos apoyamos en cuatro teóricos que permean las discusiones, son ellos: Antonio Candido (2009) con sus contribuciones acerca de la musicalidad que permea la obra, Alcir Pécora (2009) que nos auxilia con los elementos constitutivos del locus, Giorgio Agamben (2007) firma el concepto referente a la ninfa y Wolfgang Iser (1996) que contribuye con las características de fingimiento y las máscaras utilizadas por los yo líricos de Arcadia. Al final de este trabajo concluimos que el yo lírico al construir la imagen de Glaura, también se auto construye a través de comparaciones, por lo tanto, la pasión por la imagen traspasa la creación/pintura del otro ser y se cierra por construir una imagen de si propio proyectada en pastor. |
Keywords: | Análise de texto Imagem Locus Amoenus Manuel Inácio da Silva Alvarenga Música |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1269 |
Issue Date: | 2015 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HAUPENTHAL.pdf | 542.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.