Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1269
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A paixão pela imagem na obra "Glaura" de Manuel Inácio da Silva Alvarenga
Autor(es): Haupenthal, Ana Carolina
Primeiro Orientador: Prigol, Valdir
Resumo: Neste trabalho propomos a análise dos elementos utilizados para a construção da imagem poética de Glaura na obra Glaura (Poemas Eróticos, 1799) de Manuel Inácio da Silva Alvarenga, levando em consideração os que remetem à construção do cenário, pois estão intrinsecamente ligados à composição da imagem. Para a referida análise nos apoiamos em quatro teóricos que permeiam as discussões, são eles: Antonio Candido (2009) com suas contribuições acerca da musicalidade que perpassa a obra, Alcir Pécora (2009) que nos auxilia com os elementos constitutivos do locus, Giorgio Agamben (2007) firma o conceito referente à ninfa e Wolfgang Iser (1996) que contribui com as características de fingimento e as máscaras utilizadas pelo eu lírico da Arcádia. Ao final deste trabalho concluímos que o eu lírico, ao construir a imagem de Glaura, também se auto constrói através de comparações, portanto, a paixão pela imagem transpassa a criação/pintura de outro ser e acaba por construir uma imagem de si projetada em pastor.
Abstract/Resumen: En este trabajo proponemos el análisis de los elementos utilizados para la construcción de la imagen poética de Glaura en la obra Glaura (Poemas Eróticos, 1799) de Manuel Inácio da Silva Alvarenga, llevando en consideración los que remiten a la construcción del paisaje, pues están intrínsecamente ligados a la composición de la imagen. Para el referido análisis nos apoyamos en cuatro teóricos que permean las discusiones, son ellos: Antonio Candido (2009) con sus contribuciones acerca de la musicalidad que permea la obra, Alcir Pécora (2009) que nos auxilia con los elementos constitutivos del locus, Giorgio Agamben (2007) firma el concepto referente a la ninfa y Wolfgang Iser (1996) que contribuye con las características de fingimiento y las máscaras utilizadas por los yo líricos de Arcadia. Al final de este trabajo concluimos que el yo lírico al construir la imagen de Glaura, también se auto construye a través de comparaciones, por lo tanto, la pasión por la imagen traspasa la creación/pintura del otro ser y se cierra por construir una imagen de si propio proyectada en pastor.
Palavras-chave: Análise de texto
Imagem
Locus Amoenus
Manuel Inácio da Silva Alvarenga
Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1269
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HAUPENTHAL.pdf542,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.