Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1276
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Um olhar para a proposta curricular de Santa Catarina (2014): a produção escrita e a formação integral enquanto construção de sentidos
Autor(es): Ludvig, Daniele Cristine
Primeiro Orientador: Petry, Oto João
Resumo: A Educação Básica no contexto atual dispõe de diversos atributos que possibilitam a entrada para novas e eficazes metodologias de trabalho, sendo uma delas, o percurso formativo voltado para a Formação Integral. E, tendo em vista que a mesma é considerada ponto de partida para a efetivação da Educação Integral, tal percurso formativo torna-se muito almejado nos pressupostos atuais das atividades educacionais no Brasil. Nesse sentido, a Proposta Curricular de Santa Catarina tem o intuito de nortear tais atividades no estado, e em sua última versão contempla este percurso formativo com ênfase nas áreas do conhecimento. Estas áreas abarcam o desenvolvimento de atividades de forma integrada umas com as outras, superando o etapismo metodológico presente nas escolas até então, onde o trabalho com as áreas do conhecimento se dá por meio de disciplinas isoladas. Nesse sentido, a produção textual na modalidade escrita é fundamental, pois permite a construção de sentidos, tornando possível a integração de diversas percepções. O presente texto traz como objeto de estudo a produção escrita nos pressupostos de formação integral abarcados pela Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), tendo como objetivo identificar a forma e o momento em que ambas se encontram em um determinado contexto. Para tal, o cotejamento concerne enquanto metodologia de pesquisa, pois permite localizar as concepções de produção escrita de Bakhtin (2006 e 2011) e Geraldi (2011) no interior dos pressupostos da Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), estabelecendo relações entre ambas para a construção de uma metodologia que permita a elaboração de atividades de forma a contemplar tais percepções.
Abstract/Resumen: The Basic Education in the current context has several attributes which permits the entry to new and effective work methodologies and one of them is the training course focused on Full-time Training. Bearing in mind that it is considered a starting point for the implementation of Full-time Education, this training path becomes very sought after the current assumption of educational activities in Brazil. In this way, the Curricular Proposal of Santa Catarina intends to guide such activities in the state, and in its last version, it contemplates this training course with emphasis in the areas of knowledge.These areas encompass the development of activities in an integrated way with each other, overcoming the methodological stage in the schools until then, where the work with the areas of knowledge occurs through isolated subjetcs. In this way, textual production in the written modality is essential, since it allows the construction of meanings, making the integration of several perceptions possible.The present text brings as object of study the written production in the assumptions of full-time training covered by the Curricular Proposal of Santa Catarina (2014), having as objective to identify the form and the moment in which both are in a certain context.To this end, it is a matter of collating as a research methodology, since it allows to locate Bakhtin's conceptions of written production (2006 and 2011) and Geraldi (2011) within the assumptions of the Curricular Proposal of Santa Catarina (2014), establishing relations between both, the construction of a methodology which allows the elaboration of activities in order to contemplate these perceptions.
Palavras-chave: Educação integral
Educação
Ensino e aprendizagem
Educação escolar básica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1276
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUDVIG.pdf586,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.