Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1277
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A inclusão de alunos com surdez no ensino comum
Autor(es): Gonçalves, Ana Paula
Silva, Adriane Graziela Lopes da
Primeiro Orientador: Silva, Mara Cristina Fortuna da
Resumo: O presente estudo com o tema, “A inclusão de alunos com surdez no ensino comum”, surgiu do estágio curricular obrigatório na educação infantil, onde encontramos um aluno com surdez na turma de maternal. Visto que, estes alunos estão inseridos no ensino comum, e de acordo com o currículo onde o curso contempla nas disciplinas de educação especial, nos despertou pelo tema abrangente para nossa formação. Com o propósito de pesquisar como se dá a inclusão do aluno nas escolas de ensino regular. Em vista disso, é um trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico, de caráter qualitativo e exploratório que inicialmente apresenta as Políticas Educacionais Inclusivas no Brasil, tendo como base epistemológica a Teoria Histórica Cultural e sua relação com educação de alunos com deficiência. De acordo com esta perspectiva, com estudos de Vygotsky, a criança vai se constituindo no decorrer da história, com a convivência em sociedade. Os estudos deste autor contribuíram para a aprendizagem de crianças com deficiência, assim como, para os alunos com surdez, nos quais é possível desenvolver suas potencialidades, promovendo sua inclusão. A perspectiva em relação esse estudo foi satisfatória, pois, ao rastrearmos o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, percebemos na maioria das dissertações encontradas o envolvimento dos professores em trabalhar com os alunos de forma que se possam incluir todos os alunos no processo de escolarização. No entanto, para que a inclusão realmente se consolide há necessidade do envolvimento da escola, professores, pais, alunos e toda comunidade. A inclusão dos alunos com surdez necessita de adoção de atividades voltadas para o desenvolvimento global destes alunos e para isso, esse envolvimento precisa ser diário e o professor necessita estar em constantes capacitações, para juntos alcançarem o objetivo comum: a escolarização de todos os alunos.
Abstract/Resumen: The present study with the theme, "The inclusion of students with deafness in common education", emerged from the compulsory curricular traineeship in early childhood education, where we find a student with deafness in the nursery class. Since these students are included in the common education and according to the curriculum where the course contemplates in the disciplines of special education, awakened us by the broad subject for our formation. With the purpose of researching how to include the student in regular schools. In view of this, it is a qualitative and exploratory work of course completion, which initially presents the Inclusive Educational Policies in Brazil, based on epistemological Cultural Historical Theory and its relationship with the education of students with disabilities. According to this perspective, with Vygotsky's studies, the child is constituted in the course of history, with the coexistence in society. The studies of this author have contributed to the learning of children with disabilities, as well as to students with deafness, in which it is possible to develop their potentialities, promoting their inclusion. The perspective in relation to this study was satisfactory, since, in tracing the Bank of Theses and Dissertations of CAPES, we noticed in most of the dissertations found the involvement of the teachers in working with the students so that all students can be included in the schooling process. However, for inclusion to really be consolidated, there is a need for the involvement of the school, teachers, parents, students and the whole community. The inclusion of students with deafness requires the adoption of activities aimed at the overall development of these students and for this, this involvement needs to be daily and the teacher needs to be in constant training, to jointly achieve the common goal: the schooling of all students.
Palavras-chave: Educação e aprendizagem
Educação escolar básica
Surdez
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1277
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GONÇALVES e SILVA.pdf969,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.