Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1289
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Estágio curricular supervisionado em docência: contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Química
Autor(es): Stangherlin, Débora Harms
Primeiro Orientador: Leite, Fabiane de Andrade
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado em docência é atividade obrigatória nos cursos de licenciatura no Brasil, com isso demarca-se a intenção desta pesquisa que busca analisar de que forma professores da educação básica, licenciandos e orientadores de estágio compreendem as relações estabelecidas durante a prática buscando potencializar e qualificar o processo de formação. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cujo objeto de estudo apresenta como instrumentos questionários semiestruturados e como metodologia do trabalho a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir desta pesquisa destacamos a importância de uma efetiva compreensão das possibilidades formativas dos estágios em docência, de forma especial para o curso de Química Licenciatura da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo.
Abstract/Resumen: The curricular stage supervised in teaching it is mandatory activity the degree courses in Brazil, it stands out from the intent of this search which seeks to examine how basic education teachers, licensees and training supervisors understand the relationships established during the practice seeking to enhance and qualify the training process. It is a qualitative research whose object of study presents as instruments semi-structured questionnaires and as the work methodology we list the Bardin (2011) content analysis. From this research we highlight the importance of effective understanding of training opportunities for internships in teaching, in a special way for the course in Chemistry Bachelor of UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de química
Estágio supervisionado
Docentes de química
Cerro Largo (RS)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1289
Data do documento: 14-Jul-2015
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STANGHERLIN.pdf329,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.