Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1291
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | O lúdico e a educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Martins, Marli Correa Martins, Rosania Benachio |
Primeiro Orientador: | Scheffer, Nilce Fátima |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar um referencial que fundamente o papel do lúdico na aprendizagem matemática. O estudo insere-se na abordagem bibliográfica, no qual se apresentam reflexões a respeito da ludicidade como estratégia pedagógica para ensinar matemática no Ensino Fundamental. Buscamos definições para o termo lúdico, suas finalidades e contribuições para os processos de conhecimento humano. Tendo em vista que a educação encontra-se em constante transformação, influenciada principalmente pelas tecnologias digitais, os jogos e brincadeiras são vistos de maneira positiva, pois contribuem para a aprendizagem. Dessa forma, o aprendizado lúdico é aquele que ocorre por meio de brincadeiras e jogos educativos, o que conduz a criança a aprender brincando. Os resultados do estudo apontam a importância da ludicidade para o ensino de matemática e remetem ao papel do professor enquanto profissional crítico e reflexivo de sua prática. |
Abstract/Resumen: | This work aims to present a theoretical background that justify the role of playful in learning mathematics. The study is inserted with a bibliographic approach, in which reflections on the playfulness as a pedagogical strategy for teaching math in elementary school are presented. We seek for definitions for the term playful, its purposes and contributions to human knowledge processes. Given that education is constantly changing mainly influenced by digital technologies, games and plays are viewed positively because they contribute to learning. Thus, learning through playful activities occurs through educational plays and games, which lead the child to learn while playing. The results of the study point to the importance of playfulness to the teaching of mathematics and refer to the role of the teacher as a critical and reflective professional of his/her practice. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Didática Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1291 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARTINS e MARTINS.pdf | 306,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.