Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1293
Tipo: Monografia
Título: Perspectiva da educação ambiental no ensino básico
Autor(es): Vorpagel, Fernanda Seidel
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Primeiro membro da banca: Leite, Fabiana de Andrade
Segundo membro da banca: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Resumo: A presente pesquisa consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cuja temática refere-se às Estratégias de Ensino (EE) que permeiam a Educação Ambiental (EA) na Educação Básica (EB). A EA é um tema transversal que em meio educacional precisa de atenção, visto que o trabalho pedagógico desenvolvido na escola precisa proporcionar ações e atitudes que insiram o educando na abrangência da complexidade crítica da EA. Para compreender quais e como são as EE de EA, investigamos por meio de uma revisão bibliográfica em periódico e questionário feito a professores da EB. Desse estudo, apresentamos alguns apontamentos da história da EA, bem como emergiram duas categorias: práticas de EA em periódico e a EA no contexto da EB, para assim observarmos a (im)possível sistematização das ações de EA em contexto escolar. Evidenciamos a ausência da sistematização das práticas desenvolvidas na EB, o que pode ser melhorado com a inserção de um trabalho coletivo em meio escolar na direção de sistematização contínua das práticas de EA.
Abstract/Resumen: The present research consists of a Course Completion Work (TCC), whose thematic refers to the Education Strategies (EE) that permeate Environmental Education (EA) in Basic Education (EB). EA is a cross-cutting theme that needs to be attention, since the pedagogical work developed in the school must provide actions and attitudes that instill the learner in the comprehensiveness of EA's critical complexity. For understand what EA's EE are, we investigate through a review bibliography in a periodical and a questionnaire made to professors of EB. From this study, we present some notes on the history of EA, as well as two categories emerged: practices in periodic and EA in the context of EB, in order to observe the (im) possible systematization of EE actions in a school context. We show the absence systematization of the practices developed in the EB, which can be improved by inserting of a collective work in the school environment in the direction of continuous systematization of the EA.
Palavras-chave: Ensino básico
Educação básica
Educação ambiental
Ensino de química
Estratégias de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1293
Data do documento: 13-Jul-2017
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VORPAGEL.pdf761,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.