Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1293
Tipo: | Monografia |
Título: | Perspectiva da educação ambiental no ensino básico |
Autor(es): | Vorpagel, Fernanda Seidel |
Primeiro Orientador: | Uhmann, Rosangela Ines Matos |
Primeiro membro da banca: | Leite, Fabiana de Andrade |
Segundo membro da banca: | Uhmann, Rosangela Inês Matos |
Resumo: | A presente pesquisa consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cuja temática refere-se às Estratégias de Ensino (EE) que permeiam a Educação Ambiental (EA) na Educação Básica (EB). A EA é um tema transversal que em meio educacional precisa de atenção, visto que o trabalho pedagógico desenvolvido na escola precisa proporcionar ações e atitudes que insiram o educando na abrangência da complexidade crítica da EA. Para compreender quais e como são as EE de EA, investigamos por meio de uma revisão bibliográfica em periódico e questionário feito a professores da EB. Desse estudo, apresentamos alguns apontamentos da história da EA, bem como emergiram duas categorias: práticas de EA em periódico e a EA no contexto da EB, para assim observarmos a (im)possível sistematização das ações de EA em contexto escolar. Evidenciamos a ausência da sistematização das práticas desenvolvidas na EB, o que pode ser melhorado com a inserção de um trabalho coletivo em meio escolar na direção de sistematização contínua das práticas de EA. |
Abstract/Resumen: | The present research consists of a Course Completion Work (TCC), whose thematic refers to the Education Strategies (EE) that permeate Environmental Education (EA) in Basic Education (EB). EA is a cross-cutting theme that needs to be attention, since the pedagogical work developed in the school must provide actions and attitudes that instill the learner in the comprehensiveness of EA's critical complexity. For understand what EA's EE are, we investigate through a review bibliography in a periodical and a questionnaire made to professors of EB. From this study, we present some notes on the history of EA, as well as two categories emerged: practices in periodic and EA in the context of EB, in order to observe the (im) possible systematization of EE actions in a school context. We show the absence systematization of the practices developed in the EB, which can be improved by inserting of a collective work in the school environment in the direction of continuous systematization of the EA. |
Palavras-chave: | Ensino básico Educação básica Educação ambiental Ensino de química Estratégias de ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1293 |
Data do documento: | 13-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VORPAGEL.pdf | 761,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.