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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1295
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A interação dos bebês na creche: o que dizem as pesquisas |
Autor(es): | Hofle, Fernanda Terezinha Ramme, Marcia Beatriz |
Primeiro Orientador: | Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo sistematizar e discutir as implicações educacionais dos achados de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação no Brasil, no que se refere às expressões e características das interações entre pares de bebês de até dois anos, em ambientes de creche. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual foi efetuado um levantamento de teses e dissertações, nos sites IBICT e CAPES, tendo como termos de busca “interação entre bebês” e “interações-bebê”. Foram encontrados 18 trabalhos relacionados com o tema, 18 mas apenas cinco se referiam especificamente às relações entre coetâneos. A análise dos resumos desses cinco trabalhos mostrou que os bebês interagem entre si e que utilizam estratégias para se comunicarem, como o olhar, balbucios, vocalizações, oferta, sorrisos, movimentos, gestos, convites, choros, risos, expressões faciais. São comportamentos repletos de significados, um conjunto de ações e comunicações que diferem da linguagem falada. A imitação é um recurso comunicativo não verbal eficaz para bebês que não possuem linguagem oral desenvolvida e as brincadeiras se constituem em situações privilegiadas e indispensáveis para proporcionarem essas interações. |
Abstract/Resumen: | This study aims to systematize and discuss the educational implications of the theses and dissertations defended in postgraduate programs in Brazil regard to the expressions and characteristics of the interactions between pairs of infants up to two years of age at the nursery. This is a bibliographical research, in which a survey of theses and dissertations was carried out at sites “IBICT “ and “CAPES”, having as search terms "interaction between babies" and "babyinteractions". There were 18 papers related to the subject, but only five related specifically to relations between peers. The analysis of the abstracts of these five studies showed that babies interact with each other and use strategies to communicate, like look, babbling, vocalizations, offer, smiles, movements, gestures, invitations, cries, laughter and facial expressions. They are behaviors full of meanings, a set of actions and communications that differ from spoken language. Imitation is an effective non-verbal communicative resource for babies who do not have developed oral language and the jokes constitute privileged and indispensable situations to provide these interactions. |
Palavras-chave: | Creches criança Ensino e aprendizagem Educação infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1295 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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