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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A inserção de crianças nas instituições de educação infantil: o que dizem as produções teóricas apresentadas no GT7 da ANPED?
Autor(es): Chiarello, Diana
Colaço, Mariane
Primeiro Orientador: Rivero, Andréa Simões
Resumo: O presente artigo apresenta estudos e reflexões sobre trabalhos provenientes de pesquisas científicas publicados no GT-7 da Anped, acerca da inserção de crianças nas instituições de Educação Infantil. O texto é originário de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo principal foi o de investigar, em produções teóricas da área de Educação Infantil, as perspectivas teórico-metodológicas sobre o processo de inserção de crianças em contextos de educação infantil. O levantamento, propriamente dito, deu-se no âmbito das produções científicas apresentadas em reuniões da Anped, no Grupo de Trabalho sobre Educação das Crianças de 0 a 6 anos, no período de 2000 a 2015. Além destes, foram abordados alguns documentos oficiais e publicações de autores, apresentando suas contribuições para uma melhor compreensão do objeto de estudo. Um dos propósitos deste artigo, portanto, é o de compartilhar as discussões encontradas nas produções científicas já mencionadas e ressaltar a importância de assegurar às crianças, práticas de inserção que as considerem como sujeitos sociais e de direitos, assim como a responsabilidade das instituições de compartilhar e complementar a educação e o cuidado das crianças com as famílias.
Abstract/Resumen: This article presents studies and reflections on work from scientific research published in the GT-7 Anped, about the inclusion of children in Early Childhood Education institutions. The text comes from a bibliographical research, whose main objective was to investigate, on theoretical productions of early childhood education area, the theoretical and methodological perspectives on children insertion process in early childhood settings. The survey itself took place in the context of scientific production presented in the Anped meetings, the Working Group on Education of Children 0-6 years from 2000 to 2015. Besides these, were approached some official documents and publications authors, that presenting their contributions to a better understanding of the subject matter. One of the purposes of this article, therefore, is to share the discussions found in scientific publications already mentioned and emphasize the importance of ensuring the inclusion of practices that children consider as social subjects and rights, and the responsibility of institutions to share and complement the education and care of children with families.
Palavras-chave: Educação infantil
Crianças
Métodos de ensino
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1304
Data do documento: 2016
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