Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1307
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Intervenções pedagógicas realizadas com sucesso: mediante a inclusão de uma aluna com deficiência física na educação infantil |
Author: | Soster, Eliane Salete |
First advisor: | Silva, Mara Cristina Fortuna da |
Resume: | O presente artigo tem como objetivo descrever a aplicação de algumas intervenções pedagógicas em uma turma de educação infantil, na qual estava incluída uma aluna com ausência de membros superiores (ausência de braços). Essas intervenções ocorreram durante a participação do projeto no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Apresentam-se também os principais marcos das legislações nacionais, no que se refere à inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Descreve também a respeito do processo de interação desses alunos na perspectiva da teoria histórico-cultural de Vygotsky. Desta forma, podemos concluir que as práticas vivenciadas durante o ensino superior são de grande relevância para a prática de futuros pedagogos já licenciados, visto que, ao aplicar as intervenções propostas, observou-se que as turmas atualmente são dotadas de grandes diversidades, entre estas a inclusão de alunos com deficiência. |
Resumen : | This article aims to describe the application of some educational interventions in a preschool class in which was included a student with no upper limbs (no arms). These interventions occurred during the participation in the project Institutional Program of Initiation Grant to Teaching - PIBID. They present also the major milestones of national legislation, as regards to the inclusion of students with disabilities in mainstream education. It also describes about the process of interaction of these students from the perspective of cultural-historical theory of Vygotsky. Thus, we can conclude that the practices experienced in higher education are of great relevance to the practice of future teachers already licensed, whereas, when applying the proposed interventions, it was observed that the classes are currently provided with great diversity among these the inclusion of students with disabilities. |
Palabras clave : | Pessoas com deficiência intelectual Inclusão escolar Educação inclusiva Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1307 |
Fecha de publicación : | 2016 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOSTER.pdf | 733,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.