Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/131
Type: Monografia
Title: Pacto nacional pela alfabetização na idade certa concepções em foco
Author: Beluzzo, Angélica Prychua
First advisor: Paim, Marilane Maria Wolff
metadata.dc.contributor.referee1: Bittencourt, Zoraia
metadata.dc.contributor.referee2: Guizzo, Tainam Gabriele Pereira
Resume: O presente trabalho apresenta o tema “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC”, uma política educacional recente, promovida pelo sistema federal brasileiro, que, em parceria com os estados e municípios, tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade e final do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo da pesquisa é compreender quais as concepções de alfabetização e letramento presentes nos cadernos de formação de professores do PNAIC. Nesse sentido se trata de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com análise de documentos oficiais, leis, portarias e decretos, e, principalmente, dos cadernos de formação dos professores alfabetizadores. Estes materiais, disponibilizados no site do MEC, buscam, além de permitir reflexões aprofundadas sobre o processo de alfabetização com base no letramento, propiciar melhores condições de uso de materiais didáticos distribuídos pelo MEC e de elaboração de recursos importantes para auxiliar o professor em sala de aula. Conclui-se, portanto, que os cadernos enfatizam a concepção de letramento como uso social da leitura e escrita, porém, há muitos registros que contradizem essa concepção abordando apenas a alfabetização como a obtenção do código alfabético, com isso entende-se que as concepções estão bem delimitadas, porém, a prioridade é alfabetizar.
Abstract: The present work presents the theme "National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC", a recent educational policy promoted by the Brazilian federal system, which, in partnership with the states and municipalities, aims to teach all children up to eight Years of age and the end of the 3rd year of elementary school. The aim of the research is to understand the conceptions of literacy and literacy present in the PNAIC teacher training books. In this sense it is a qualitative and bibliographical research with analysis of official documents, laws, ordinances and decrees, and, mainly, of the training books of the literacy teachers. These materials, available on the MEC website, seek, in addition to allowing in-depth reflections on the literacy process based on literacy, to provide better conditions for the use of didactic materials distributed by the MEC and to elaborate important resources to assist the teacher in the classroom. class. It is concluded, therefore, that the notebooks emphasize the conception of literacy as a social use of reading and writing, however, there are many records that contradict this conception approaching literacy only as the obtaining of the alphabetical code, with this it is understood that the conceptions Are well defined, but the priority is to
Keywords: Alfabetização
Letramento
Educação básica
Políticas públicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/131
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BELUZZO.pdf924.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.