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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A arte de contar histórias nos anos iniciais: o que diz a produção nacional?
Autor(es): Malacarne, Fernanda
Malacarne, Nelci Terezinha
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: Este estudo do tipo ―estado da arte‖ intencionou buscar e dar visibilidade ao que se produz em cursos de graduação e pós-graduação acerca da arte de contar histórias nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um exercício de iniciação científica, demandado como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do Curso de Pedagogia. O disparadouro deste estudo foi uma estranha ausência do exercício da contação de histórias, como conteúdo e como estratégia de ensino durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Além do propósito já citado, foram objetivos deste exercício analisar a produção nacional sobre a arte de contar história nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a intenção de produzir um quadro analítico, com destaques necessários à formação do professor alfabetizador, além disso, ensejamos identificar as regiões, as instituições e os pesquisadores inquietos ante à temática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa do tipo ―estado do conhecimento‖ com suporte bibliográfico que, de acordo com Ferreira (2002), contribui no sentido de propiciar a circulação e o intercâmbio do que já foi construído e, desse modo, contribuir com o que está por construir, otimizando a pesquisa nos seus diversos aspectos. Como critérios de busca, definimos previamente as expressões: ―a arte de contar história nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental‖, ―a contação de história nos Anos Iniciais‖. Nossas fontes foram o sítio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses, e a base eletrônica do IBICT4 - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A presente catalogação deu-se no período de janeiro a abril de 2016 no recorte temporal de 2000 a 2016. Como resultados deste estudo, destacamos a baixa quantidade de contribuições focadas na arte de contar histórias para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De antemão, ressaltamos tratar-se de uma estratégia/conteúdo pouco estudado e que demanda mobilização dos professores dos Anos Iniciais e dos pesquisadores ante o tema abordado. Muito embora tenhamos situado a fragilidade deste compromisso junto a Programas de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, não obstante verificamos a ausência desta possibilidade na sala de aula, sob a alegação de que as crianças não querem mais ouvir histórias. Contudo, o que constatamos por meio dos trabalhos acessados, é que essa alegação trata-se, na verdade, de um despreparo para o exercício de contar histórias. Tal despreparo é entendido como demanda de profissionalização específica, razão com a qual não compactuamos, pois compreendermos a demanda da contação de histórias como conteúdo e como estratégia de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave: Contação de história
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Ensino fundamenta
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1317
Data do documento: 2016
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