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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O caráter público na corda bamba: um estudo de caso em rede municipal de educação
Autor(es): Perin, Daniela
Zucchi, Vanessa
Primeiro Orientador: Petry, Oto João
Resumo: A elaboração deste artigo tem como objeto de estudo o espaço público em sistema municipal de educação, com a finalidade de analisar as implicações que decorrem para a gestão do currículo neste sistema a adoção de apostilado como conteúdo a ser ensinado e aprendido. A nossa tarefa de pesquisa pauta-se em um estudo de caso com emprego da análise de conteúdo. Serão objeto de análise documentos que integram e orientam a gestão e o currículo de um sistema municipal de educação. No texto discute-se a questão do caráter público e privado, e como estes se apresentam nos marcos legais que conformam um sistema municipal de educação, bem como os desdobramentos para a gestão do currículo a adoção de um apostilado como referência curricular. Ainda que provisoriamente, é possível afirmar que o espaço público está sujeito a tipos de apropriação por parte de empreendimentos de caráter privado, no caso em análise, consta-se a introdução e adoção pelo sistema municipal de um apostilado, política que repercutirá na almejada qualidade social emancipadora anunciada na proposta político-pedagógica do sistema municipal de educação.
Abstract/Resumen: This article aims to study the public space in the municipal education system, in order to assess the implications arising for the management of the curriculum in this system and the use of booklet as content to be taught and learned. Our research task is guided by a case study with the use of content analysis. The documents that integrate and guide the management and the curriculum of a municipal education system will be analyzed. The text discusses the question of public and private character, and how they present themselves in the legal frameworks that make a municipal education system, as well as the consequences for the curriculum management adopting a booklet as a curricular reference. Even provisionally, it is clear that public space is subject to types of ownership by the private character of enterprises, in this case of analysis, the introduction and use of a booklet by the municipal system was found, a policy that will have repercussions on the desired emancipatory social quality announced in the political-pedagogical proposal of the municipal education system.
Palavras-chave: Currículo
Política educacional
Ensino e aprendizagem
Educação
Escola pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1323
Data do documento: 2016
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