Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1326
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A leitura como lugar de diálogo: um olhar para propostas da revista Nova Escola
Autor(es): Armiliato, Rosane
Primeiro Orientador: Caracelli Scherma, Camila
Resumo: Este trabalho tem como tema a leitura como um lugar de diálogo. Tomei como objeto de estudo planos de aula publicados na Revista Nova Escola e, nestes, as propostas de leitura em sala de aula. O objetivo é compreender os discursos sobre as práticas de leitura nas propostas da Revista, buscando compreender quais as possibilidades de construção de sentidos, por parte dos alunos, que essas propostas apresentavam; além disso, o texto trata de construir caminhos de compreensão buscando analisar os discursos sobre a prática de leitura e como elas são tratadas nos planos. A principal metodologia se deu através do cotejamento de textos e dados, com isso construí sentidos fazendo com que diferentes textos e diferentes vozes dialogassem. Percebi com as análises que, nas propostas de leitura da Revista Nova Escola, não está contemplada de forma clara e distinta a formação de leitores autores autônomos e críticos.
Abstract/Resumen: The theme of this paper is reading as space for dialogue. I took, as study topics, lesson plans published in Nova Escola Magazine and, in those, the reading propositions in class periods. The objective is to comprehend the discourses about the magazine's reading practices propositions, seeking to understand what the meaning constructive possibilities are, through the students, which those proposals have been presented; besides, the text manages to build means of comprehension seeking to analyze the discourses about the reading practices and how those are treated on the lesson plans. The main methodology was built through the analysis of texts and data, within that I've built meaning, making different texts and voices to dialogue. I've realized with the analysis that, on the reading propositions from the Nova Escola Magazine, the formation of autonomous, critical, and reader authors is not contemplated in a clear and distinct way.
Palavras-chave: Leitura
Enducação
Revista Nova Escola
Formação de leitores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1326
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARMILIATO.pdf335,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.