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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A leitura da palavra literária como espaço para a palavra outra: um olhar para as possibilidades de construção de sentidos
Autor(es): Baggio, Suelen Cristina Rechi
Ceratto, Jessica
Primeiro Orientador: Caracelli Scherma, Camila
Resumo: A leitura literária se faz presente nos anos iniciais. Conhecer a forma como ela é apresentada torna-se imprescindível para que seja possível construir sentido na vida do educando. Desenvolvemos este estudo ancoradas nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, no que diz respeito às concepções sobre a linguagem e os caminhos propostos por João Wanderley Geraldi especialmente no que diz respeito às práticas de leitura. Utilizamos como conjunto de dados propostas de aulas para os anos iniciais do portal do MEC entre os anos de 2010 e 2014. Ao analisar essas propostas auscultamos o encontro de vozes que constroem diferentes possibilidades e sentidos para a leitura literária, que ora possibilitam construções de sentidos pelo educando, ora reproduzem a obrigatoriedade da leitura para atribuição de nota e preenchimento de fichas de leitura. Constatamos com este estudo que, nas propostas analisadas predominam caminhos de leitura literária que vinculam o educando a uma ficha de leitura pré-definida ou a trabalhos que serão entregues e avaliados. Através das análises buscamos auscultar nas práticas de leitura propostas possibilidades de que os alunos dissessem sua palavra, uma palavra outra, mas percebemos essa intencionalidade nos planos sempre em tensão com caminhos de reprodução de conhecimentos prontos, que não provam ou possibilitam a construção de sentidos outros na formação do educando.
Abstract/Resumen: Literary reading is present in the early scholar years. Know how it is presented it is essential that this reading makes possible the construction of meaning in the lives of students. We developed this study anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin, with regard to the concepts of language, and in proposed ways by João Wanderley Geraldi, especially with regard to reading practices. We used as a dataset lesson plans for the early scholar years which are published on the MEC portal between the years 2010 and 2014. Analyzing these plans we auscultated the meeting of voices that build different possibilities and ways to literary reading, which now make it possible the build of meanings by the students, now reproduce the 17 mandatory reading for assignment note and fill reading chips. We note with this study that on the proposals analyzed prevail the literary reading paths that link the student to a form of pre-defined reading or works that will be delivered and evaluated. Through the analysis we seek to listen in reading practices proposed possibilities for students to say their word, another word, but we realized that intentionality of these plans always in tension with the reproduction paths of ready knowledge, which does not prove or allow the construction of other senses in elementary education.
Palavras-chave: Educação infantil
Construção do conhecimento
Leitura
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1329
Data do documento: 2016
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