Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/141
Type: Monografia
Title: Tecnologias digitais na educação infantil: auxiliando a aprendizagem através da ludicidade
Author: Zin, Camila
First advisor: Richit, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Paza, Bárbara
metadata.dc.contributor.referee2: Frizon, Vanessa
Resume: O presente trabalho faz uma reflexão sobre as possibilidades das práticas educativas na Educação Infantil utilizarem as tecnologias digitais, entendendo esses recursos como uma forma de contribuir com o desenvolvimento das crianças a partir de atividades lúdicas. Recentemente, devido a grande expansão das tecnologias nas atividades diversas das pessoas no mundo atual e, consequentemente na área da educação, consideramos que esses recursos, associados às atividades lúdicas, podem contribuir conjuntamente no desenvolvimento de ações pedagógicas diferenciadas na educação infantil e, sobretudo, no desenvolvimento das crianças. Por esse entendimento, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as tendências relacionadas ao uso das tecnologias nos processos educacionais da Educação Infantil, enfatizando aspectos lúdicos como facilitadores de aprendizagem significativa para as crianças que se encontram na idade até seis anos para terem seu pensamento criativo estimulado e potencializado. A partir da análise realizada constatamos que a tecnologia pode e deve ser uma aliada como forma lúdica de ensinar na Educação Infantil.
Abstract: The present work reflects on the possibilities of educational practices in Early Childhood Education to use digital technologies, understanding these resources as a way to contribute to the development of children through play activities. Recently, due to the great expansion of technologies in the diverse activities of people in the world today and, consequently, in the area of ​​education, we consider that these resources, associated to play activities, can contribute jointly in the development of differentiated pedagogical actions in children's education, Development. The purpose of this study was to analyze the trends related to the use of technology in the educational processes of Early Childhood Education, emphasizing playful aspects as a significant learning facilitator for children up to six years old to have their Stimulated creative thinking. From the analysis performed we find that technology can and should be an ally as a playful way of teaching in Early Childhood Education.
Keywords: Tecnologia educacional
Educação infantil
Recreação
Lúdico
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/141
Issue Date: 8-Dec-2014
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZIN.pdf507,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.