Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1428
Tipo: Monografia
Título: Livro didático em geografia: uma reflexão sobre seu uso na aula
Autor(es): Wagner, Mariane
Primeiro Orientador: Andreis, Adriana Maria
Resumo: Desde que se tornou um instrumento importante para a educação nas aulas, especialmente no Ensino Fundamental, o livro didático tem sido discutido e avaliado, apontando-se limites e possibilidades. Por ser um dos recursos que está presente nas aulas de Geografia na escola de Educação Básica, é o livro didático que, em muitos casos, passa a ser utilizado e caracterizado como orientador das aulas. Por isso, nosso objetivo é refletir sobre como o livro didático vem sendo utilizado nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental, estabelecendo um diálogo entre as discussões teóricas e o enunciado dos professores e dos alunos do Ensino Fundamental. Este estudo permite inferir que o livro didático está tão entrelaçado com o ensino da Geografia que passa a ser utilizado, antes, durante e depois das aulas. Pode-se dizer que o livro didático é um dos recursos mais importantes, pois ajuda a nortear o planejamento curricular e a prática pedagógica dos professores, configurando-se como um potente influenciador das aprendizagens dos alunos e, até mesmo, dos professores.
Abstract/Resumen: Since becoming an important tool for education in the classroom, especially in Elementary School, the textbook has been discussed and evaluated, showing the limits and possibilities. As one of the resource present in Geography lessons in the Basic Education School, is the textbook that, in many cases, becomes used and characterized as a guiding school. Therefore, our goal is to reflect about how the textbook has been used in Geography lessons in Elementary School, establishing a dialogue between theoretical discussions and the statement of teachers and students of Elementary School. This study allows us to infer that the textbook is so intertwined with the Geography teaching that happens to be used, before, during and after classes. It can be said that the textbook is one of the most important resources because it helps to guide the curriculum planning and teachers pedagogical practice, setting up as a powerful influencer of student learning and even teachers.
Palavras-chave: Geografia
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Escola pública
Educação
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1428
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAGNER.pdf768,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.