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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Os brincares e a sua importância na educação infantil: vivências na prática do estágio com as crianças
Autor(es): Santos, Tais Maiara Ramos dos
Silva, Janaina Alves
Primeiro Orientador: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: O presente estudo tem como finalidade identificar os brincares na Educação Infantil e as respectivas vivências das crianças observadas durante o estágio. Também percebemos como os educadores utilizam e conduzem o lúdico com as crianças como forma de aprendizagem. A ação da aprendizagem faz parte do ser humano, e a criatividade faz com que esse processo se desenvolva a partir de novas experiências. A pesquisa é baseada em autores que defendem o brincar na Educação Infantil, sendo Kishimoto (1997), Friedmann (1996), Vygotsky (1991), Volpato (2002), entre outros, que contribuem para o estudo, fazendo nos entender que o brincar faz parte da vida da criança, sendo um direito que deve ser assegurado. Nesse sentido, procuramos responder às seguintes questões de pesquisa: - Como o brincar interfere na aprendizagem da criança? - Qual a importância do brincar no contexto da Educação Infantil? De que forma as vivências do estágio relacionadas aos brincares contribuem para o estudo? Para isto, utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como foco o estágio, nos CEIM’s, onde realizamos nossa observação e docência. A partir disso, concluímos que a maioria dos brincares das crianças são jogos educativos ou de montar. As crianças, raras vezes são livres em suas brincadeiras e em alguns casos não desenvolvem a expressão, o processo criativo e a imaginação. O brincar contribui para a criança expor suas ideias, se comunicar e interagir com seus colegas e com o mundo. A criança aprende e também desenvolve-se como sujeito. É preciso oportunizar diariamente o brincar as crianças no CEI (Centro de Educação Infantil).
Abstract/Resumen: The purpose of this study is to identify children’s play in early childhood education and their respective experiences of the children observed during the internship, we also notice how educators use and conduct the playful with their children as a way of learnig. The action of learning is part of the human being, and creativy does: that process develops itself from new experiences. The research is based on authors who advocate playing in early childhood education, being Kishimoto (1997), Friedmann (1996), Vygotsky (1991), Volpato (2002), among others, who contribute to the study making us understand that playing is part of a child’s life, proceeding as an right that should be assured. In this sense we try to answer the following research questions:- How does playing interfere in the child’s learning? - How important is to play in the context of early childhood education? How do the experiences of the internship related to playing contribute to the study? For this, we use a qualitive research, focusing on the internship, in the CEIM’s where we performed our observation and teaching. From this, we conclude that most of the children’s play is just educational or gameassembling. Children are rarely free in their playing and thus do not develop expression, creative process and imagination. This contributes to the child to expose their ideia, to communicate and interact with their classmates and the world, the child not only has fun, but also develops as a subject
Palavras-chave: Brincadeiras
Crianças
Educação infantil
Estágios supervisionados
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1444
Data do documento: 2017
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