Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1470
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Inclusão escolar: um olhar sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência nos parques de educação infantil
Autor(es): Balsanello, Débora
Roza, Aline da Fonseca
Primeiro Orientador: Silva, Mara Cristina Fortuna da
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito identificar as condições de acessibilidade dos parques de recreações para alunos com deficiências nos Centros de Educação Infantil (CEI), evidenciando a importância destes parques para o desenvolvimento e interação das crianças nesse nível de ensino. Acredita-se que as brincadeiras nos parques infantis do CEI necessitam oferecer facilidades de acessibilidade e qualidade na hora da brincadeira, pois o ato de brincar é fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança como um todo. Assim, diante de um processo histórico de inclusão de crianças com deficiência nas escolas regulares, surgiu-nos algumas indagações em relação às estruturas e adaptações desses parques para que estas crianças, também possam fazer uso dos brinquedos que nele se encontram. Para isso, partiu-se para um rastreamento de periódicos sobre o tema em questão no banco de periódicos da CAPES, analisando as possíveis discussões sobre essa temática, as quais venham a contribuir com a qualidade de ensino dos Centros de Educação Infantil na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência. Os resultados apontaram que a acessibilidade nos parques de educação infantil merece ser investigada, pois há poucas pesquisas em torno desse tema e sabemos que as crianças não ficam somente na sala de aula e sim interagem com os demais espaços do CEI, espaços esses que apresentam-se inadequados para o uso efetivo das crianças com deficiência.
Abstract/Resumen: The purpose of this research is to identify the accessibility conditions of recreational parks for students with disabilities in the Early Childhood Centers (ECC), highlighting the importance of these parks for the development and the interaction of children at this level of education. It is believed that the plays in children's playgrounds in the ECC need to offer accessibility and quality facilities at play time, since play is fundamental in the process of development and learning of the child as a whole. Thus, faced with a historical process of inclusion of children with disabilities in regular schools we have some questions about the structures and adaptations of these parks so that these children can also make use of the toys that are in this places. In order to do this, a serie of journals with articles published about this topic in the CAPES jornal were searched, analyzing the possible discussions on this theme, which will contribute to the quality of teaching of the Centers for Early Childhood Education in the perspective of inclusion of students with disabilities. The results pointed out that accessibility in kindergarten parks deserves to be investigated, since there is just a little research around this theme and we know that children are not only in the classroom but they also interact with the other ECC spaces, but this spaces are still inadequate for the effective use of children with disabilities.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Arquitetura para deficientes
Acessibilidade ao meio físico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1470
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BALSANELLO e ROZA.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.