Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473
Tipo: | Monografia |
Título: | Os anos iniciais e o texto: produção textual como prática alfabetizadora de sentido e significado |
Autor(es): | Hoffmann, Janaina |
Primeiro Orientador: | Paim, Marilane Maria Wolff |
Primeiro membro da banca: | Paim, Marilane Maria Wolff |
Segundo membro da banca: | Goulart, Anderson Jair |
Terceiro membro da banca: | Garcez, Rodrigo |
Resumo: | Objetivar-se-á neste trabalho apresentar, discutir e refletir sobre as possibilidades de intervenção pedagógica nos anos iniciais através de produção de texto, dialogando com a alfabetização e letramento e de como a apropriação da leitura e escrita pode se tornar significativa através da inter-relação das práticas de letramento com a escrita. Procurar-se-á problematizar a estruturação e a caminhada da alfabetização até a relevância desta por meio da produção textual. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica que contou com teóricos como Bakhtin (2003), Britto (2012), Cagliari (1998), Geraldi (1997) e Soares (2010) entre outros para subsidiarem a pesquisa, e que de alguma maneira refletem conceitos na perspectiva de linguagem e escrita como interação, possibilitando que os sujeitos se desenvolvam a partir de práticas significativas de alfabetização e letramento. Os resultados não são unânimes, mas o que se quer ainda nas escolas são métodos que sejam rápidos e eficazes, que transformem em pouco tempo, como num passe de mágica. Difícil é esse processo veloz acontecer mediante a reflexão e construção do pensamento crítico, pois mais fácil é o reproduzir, o construir dá trabalho e a lacuna na formação de professores a respeito, é o grande empecilho para que práticas significativas tomem conta da escola e da realidade brasileira. |
Palavras-chave: | Letramento Gêneros textuais Inter-ação Interlocução |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473 |
Data do documento: | 8-Jan-2016 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HOFFMANN.pdf | 717,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.