Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473
Type: Monografia
Title: Os anos iniciais e o texto: produção textual como prática alfabetizadora de sentido e significado
Author: Hoffmann, Janaina
First advisor: Paim, Marilane Maria Wolff
metadata.dc.contributor.referee1: Paim, Marilane Maria Wolff
metadata.dc.contributor.referee2: Goulart, Anderson Jair
metadata.dc.contributor.referee3: Garcez, Rodrigo
Resume: Objetivar-se-á neste trabalho apresentar, discutir e refletir sobre as possibilidades de intervenção pedagógica nos anos iniciais através de produção de texto, dialogando com a alfabetização e letramento e de como a apropriação da leitura e escrita pode se tornar significativa através da inter-relação das práticas de letramento com a escrita. Procurar-se-á problematizar a estruturação e a caminhada da alfabetização até a relevância desta por meio da produção textual. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica que contou com teóricos como Bakhtin (2003), Britto (2012), Cagliari (1998), Geraldi (1997) e Soares (2010) entre outros para subsidiarem a pesquisa, e que de alguma maneira refletem conceitos na perspectiva de linguagem e escrita como interação, possibilitando que os sujeitos se desenvolvam a partir de práticas significativas de alfabetização e letramento. Os resultados não são unânimes, mas o que se quer ainda nas escolas são métodos que sejam rápidos e eficazes, que transformem em pouco tempo, como num passe de mágica. Difícil é esse processo veloz acontecer mediante a reflexão e construção do pensamento crítico, pois mais fácil é o reproduzir, o construir dá trabalho e a lacuna na formação de professores a respeito, é o grande empecilho para que práticas significativas tomem conta da escola e da realidade brasileira.
Keywords: Letramento
Gêneros textuais
Inter-ação
Interlocução
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473
Issue Date: 8-Jan-2016
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HOFFMANN.pdf717.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.