Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473
Tipo: Monografia
Título: Os anos iniciais e o texto: produção textual como prática alfabetizadora de sentido e significado
Autor(es): Hoffmann, Janaina
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro membro da banca: Paim, Marilane Maria Wolff
Segundo membro da banca: Goulart, Anderson Jair
Terceiro membro da banca: Garcez, Rodrigo
Resumo: Objetivar-se-á neste trabalho apresentar, discutir e refletir sobre as possibilidades de intervenção pedagógica nos anos iniciais através de produção de texto, dialogando com a alfabetização e letramento e de como a apropriação da leitura e escrita pode se tornar significativa através da inter-relação das práticas de letramento com a escrita. Procurar-se-á problematizar a estruturação e a caminhada da alfabetização até a relevância desta por meio da produção textual. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica que contou com teóricos como Bakhtin (2003), Britto (2012), Cagliari (1998), Geraldi (1997) e Soares (2010) entre outros para subsidiarem a pesquisa, e que de alguma maneira refletem conceitos na perspectiva de linguagem e escrita como interação, possibilitando que os sujeitos se desenvolvam a partir de práticas significativas de alfabetização e letramento. Os resultados não são unânimes, mas o que se quer ainda nas escolas são métodos que sejam rápidos e eficazes, que transformem em pouco tempo, como num passe de mágica. Difícil é esse processo veloz acontecer mediante a reflexão e construção do pensamento crítico, pois mais fácil é o reproduzir, o construir dá trabalho e a lacuna na formação de professores a respeito, é o grande empecilho para que práticas significativas tomem conta da escola e da realidade brasileira.
Palavras-chave: Letramento
Gêneros textuais
Inter-ação
Interlocução
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473
Data do documento: 8-Jan-2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HOFFMANN.pdf717,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.