Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1478
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A tradução em sala de aula como ferramenta de ensino: análise de um livro didático de espanhol como língua estrangeira
Autor(es): Freitag, Tatiana Cristina Gomes
Primeiro Orientador: Laiño, Maria José
Resumo: A tradução está presente no ensino de língua estrangeira (LE), fazendo parte da aprendizagem de uma nova língua, no entanto acaba sendo mal utilizada e deixada de lado nesse processo. Neste artigo, procuramos mapear o uso da tradução e a forma como é trabalhada nas unidades da coleção do livro didático (LD) Cercanía, dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, por se tratar de uma ferramenta bastante utilizada pelos docentes e por estar em uso, atualmente, na rede pública de ensino. Para embasar nossa pesquisa, primeiramente, apresentamos um breve apanhado sobre os Métodos de Ensino, que oferece um contexto para entender o uso da tradução, apoiado pelos conceitos de Leffa (1988) e Laiño (2014). Juntamente com os resultados encontrados da análise, apresentamos o conceito de tradução pedagógica com interface na tradução funcionalista de Christiane Nord (2010). A relevância desse estudo se dá por considerarmos a tradução uma ferramenta valiosa, especialmente a tradução pedagógica no ensino de LE. Para a análise, buscamos exercícios e outros vestígios que fazem alusão ao uso da tradução no LD analisado, apresentando-os através de imagens, servindo de base para o mapeamento do uso da ferramenta tradutória. A partir da análise do LD, cujos resultados são ilustrados em parte, pudemos constatar que a tradução é uma ferramenta mal explorada e ainda está muito atrelada à maneira com que era utilizada no Método Gramática e Tradução, o qual não se adequa às necessidades sociais ou aos avanços teórico-metodológicos que a tradução tem ganhado com o passar do tempo e acreditamos ser por essa razão que acaba por se criar uma barreira para seu uso de forma consciente.
Abstract/Resumen: La traducción está presente en la enseñanza de lengua extranjera (LE), como parte del aprendizaje de un nuevo idioma, pero termina siendo mal utilizada y rechazada en este proceso. En este artículo tratamos de asignar el uso de la traducción y cómo se presenta en las unidades de la colección del libro didáctico (LD) Cercanía, de los 6º, 7º, 8º y 9º grados de la escuela primaria, ya que es una herramienta ampliamente utilizada por los docentes y está en uso actualmente en el sistema de educación pública. Para embasar nuestra investigación, primeiramente, presentamos un breve histórico sobre los Métodos de Enseñanza, que oferece un contexto para entender el uso de la traducción, apoyados por los conceptos de Leffa (1988) y Laiño (2014). Juntamente con los resultados encontrados en el análisis, también presentamos el concepto de traducción pedagógica con interfaz en la traducción funcionalista de Christiane Nord (2010). La relevancia de este estudio se da considerando el uso de la traducción como una herramienta valiosa, especialmente la traducción pedagógica en la enseñanza de LE. Para el análisis, buscamos ejercicios y otros rasgos que hacen alusión al uso de la traducción en el LD analizado, presentándolos a través de imágenes, proporcionando la base para el análisis del uso de la traducción. A partir del LD analisado, cuyos resultados son ilustrados, hemos podido percibir que la traducción es poco utiliza actualmente y todavía está muy relacionada a la forma en que se utiliza en el método de Gramática y traducción, el cual no es adecuado a las necesidades sociales y a los avances teóricos y metodológicos que la traducción ha ganado con el pasar del tiempo y creemos que por esta razón es poco explorada y acaba creándose una barrera para su uso de forma consciente.
Palavras-chave: Livro didático
Língua espanhola
Tradução
Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1478
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREITAG.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.