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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Emprego de marcadores discursivos por imigrantes haitianos, aprendizes de português como segunda língua
Autor(es): Pereira, Evelyn Barbosa
Primeiro Orientador: Snichelotto, Cláudia Andrea Rost
Resumo: Neste trabalho investigamos o uso dos marcadores discursivos (MDs) na fala de 2 informantes, adultos, sexo masculino, residentes em Chapecó, Santa Catarina, naturais do Haiti, que estão em fase de aprendizagem do português como segunda língua. Os informantes estão no Brasil com o intuito de trabalhar em agroindústrias do oeste catarinense e estudar. Atualmente os dois informantes frequentam as aulas do curso de extensão “Português para estrangeiros”, ofertado por bolsistas (estudantes de graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura) do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexão de Saberes, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC. Os dados foram coletados por meio de entrevistas sociolinguísticas feitas em português pela autora desta pesquisa e gravadas em áudio. Após a audição das entrevistas, foi feita a transcrição para identificação dos MDs. A pergunta que orientou a investigação foi quais formas e contextos em que são empregados os MDs pelos imigrantes haitianos, residentes em Chapecó, aprendizes de português como segunda língua. Os resultados apontaram que os informantes bilingues em crioulo haitiano e português empregaram 209 MDs da língua portuguesa, dentre os quais 121 (58%) MDs foram empregados pelo informante 1 e 88 (42%) pelo informante 2. As principais propriedades dos MDs empregados pelos imigrantes entrevistados são: a) inserem-se principalmente em contextos de planejamento verbal e busca de apoio; b) apresentam-se sem coocorrência de item circundante; c) ocupam a posição medial; d) são sintaticamente independentes; e) apresentam mais pausas anteriores; e, por fim, f) inserem-se em sequência argumentativas e factuais.
Abstract/Resumen: En este trabajo investigamos el uso de los marcadores discursivos (MDs), en habla de 2 informantes haitianos, adultos, sexo masculino, ubicados en Chapecó, Santa Catarina, originarios de Haiti, que estan en fase de aprendizaje del portugués, como segunda lengua. Los informantes están en Brasil con la intención de trabajar en agroindustrias del oeste catarinense y estudiar. Actualmente los dos frecuentan las clases del taller “Português para Estrangeiros” ofertado por becários (estudiantes de graduación en Letras Portugués y Español – Licenciatura) del Programa de Educación Tutorial (PET) Conexión de Saberes, de la Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó/SC . Los datos fueran colectados por medio de entrevistas sociolinguísticas hechas en portugués por la autora de esta investigación y grabadas en audio. Después de la audición de las entrevistas, fue hecha la transcripción para identificación de los MDs. La pregunta que orientó la investigación fue cuales formas y contextos en que san empleados los MDs por los inmigrantes haitianos que viven en Chapecó, aprendizes de portugués como su segunda lengua. Los resultados apuntaron que los informantes bilingues en criolo haitiano y portugués enplean 209 MDs de la lengua portuguesa, dentre los cuales, 121 (58%) MDs fueran usados por el informante 1 e 88 (42%) por el informante 2. Las propriedades de los MDs empleados por los inmigrantes entrevistados son: a) inseren-se principalmente en contextos de planeamento verbal y busca de apoio; b)presentan-se sin coocurrencia del ítem circundante; c) ocupan la posición medial; d) son sintaticamente independientes; e) presentan más pausas anteriores; y, por fin, f) inseren-se en secuencias argumentativas y factuales.
Palavras-chave: Hatianos
Conversação
Aprendizagem de língua estrangeira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1479
Data do documento: 2016
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