Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1484
Tipo: Artigo Cientifico
Título: "Rakonte Mwen": um projeto de ensino do português brasileiro como língua de acolhimento para imigrantes haitianos
Autor(es): Soares, Laura Fontana
Primeiro Orientador: Horst, Cristiane
Primeiro coorientador: Tirloni, Larissa Paula
Resumo: O ensino do português como língua não materna expandiu-se a partir das relações internacionais estabelecidas pelo Brasil e, mais recentemente, vincula-se às situações migratórias de refúgio e abrigo humanitário. Contudo, há pouco material de ensino voltado às necessidades dos novos fluxos migratórios, no qual se inserem os imigrantes haitianos. O objetivo deste trabalho é propor o ensino da língua majoritária do Brasil como Língua de Acolhimento, através de um projeto didático alicerçado pela literatura popular haitiana. A finalidade é aprimorar as possibilidades de ensino da língua portuguesa ao referido público e promovê-lo com perspectiva de inserção cultural. Para a elaboração do Projeto de Contação de Histórias (PCH), intitulado em crioulo haitiano como Rakonte Mwen, “conte para mim”, utilizamos a metodologia intervencionista da pesquisaação no planejamento e avaliação dos resultados. A implementação da proposta ocorre a partir do método didático da Pedagogia de Projetos. Através da avaliação dos resultados é possível afirmar que o ensino baseado em projetos, centrado em questões culturais, se mostra como uma alternativa interessante de ensino de línguas para imigrantes em situação similar a de refugiados. Desse modo, o trabalho da língua com perspectiva de acolhimento, a partir da literatura popular, permite a difusão da cultura dos novos imigrantes no país que os recebe. Os resultados apresentados e o projeto desenvolvido são pontos de partida para a construção de novas propostas de ensino baseadas na Língua de Acolhimento destinadas aos imigrantes haitianos e refugiados, público crescente no Brasil.
Abstract/Resumen: La enseñanza del portugués como lengua no materna se incrementa a partir del lugar que tiene Brasil en las relaciones internacionales y, más recientemente, se vincula a situaciones migratorias de refugio y asilo humanitario. Sin embargo, hay poco material de enseñanza específico para las necesidades de estos nuevos flujos migratorios, como el caso de los inmigrantes haitianos. En este trabajo, proponemos el enfoque de la enseñanza de la lengua mayoritaria de Brasil como Lengua de Acogida a través de un proyecto didáctico basado en la literatura popular haitiana, a fin de potencializar las posibilidades de enseñanza de la lengua portuguesa a este público y promover una perspectiva de inserción cultural. Para la elaboración del “Proyecto de Narración de Historias”, llamado Rakonte Mwen en criollo haitiano, “cuéntame una historia”, utilizamos la metodología intervencionista de la Investigación-Acción en el planeamiento y evaluación de los resultados. En la implementación de la propuesta utilizamos el método didáctico de los Proyectos de Lenguas. A través de la evaluación de los resultados es posible afirmar que la enseñanza basada en proyectos, centrada en cuestiones culturales, se presenta como una alternativa interesante de enseñanza de lenguas para inmigrantes en situación similar a de los refugiados. De tal modo, el trabajo con perspectiva de acogida, a partir de la literatura popular, permite la difusión de la cultura a los nuevos inmigrantes en el país que se los recibe. Los resultados presentados y el proyecto desarrollado son puntos de partida para la construcción de nuevas propuestas de enseñanza basadas en la Lengua de Acogida destinadas a inmigrantes haitianos y refugiados, público creciente en Brasil.
Palavras-chave: Literatura popular
Imigrantes
Haitianos
Ensino de língua estrangeira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1484
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOARES.pdf967,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.