Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luz, Mary Neiva Surdi da-
dc.creatorKaipper, Angélica Helfenstein-
dc.date2016-11-28-
dc.date.accessioned2017-10-11T18:29:38Z-
dc.date.available2017-10-02-
dc.date.available2017-10-11T18:29:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496-
dc.description.resumoEste trabalho analisa atividades propostas com o gênero literário, no livro didático de Língua Portuguesa. Se as atividades, de acordo com documentos oficiais, contribuem para a produção de múltiplos sentidos por parte do aluno/leitor, e se possibilitam a refletir e argumentar criticamente seu contexto. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir da leitura do referencial teórico, bem como uma contextualização sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, o que nos trazem os documentos oficiais e a discussão sobre o gênero literário e a formação de leitores, a partir da perspectiva da Análise Discursiva. As atividades selecionadas e analisadas foram classificadas em três tipos de regularidades: enfoque estrutural; enfoque informacional e opinião do leitor. Nosso material de análise foi a obra Português: Língua e Cultura, de Carlos Alberto Faraco, adotado nas escolas estaduais do município de Chapecó- SC, para o triênio 2015-7. Os resultados apontaram que a obra apresenta um maior número de atividades que visam a extração de informações e elementos estruturais do texto, permitindo pouco espaço para o aluno/leitor produzir sentido, ou mesmo, refletir e opinar sobre o texto lido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-02T16:31:24Z No. of bitstreams: 1 KAIPPER.pdf: 961964 bytes, checksum: 20ec23a60017e3c255c9bef8aee24f2a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T18:29:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KAIPPER.pdf: 961964 bytes, checksum: 20ec23a60017e3c255c9bef8aee24f2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T18:29:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAIPPER.pdf: 961964 bytes, checksum: 20ec23a60017e3c255c9bef8aee24f2a (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero textuaispt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleO gênero literário no livro didático e sua contribuição para a formação de leitores: um enfoque discursivopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAIPPER.pdf939,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.