Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luz, Mary Neiva Surdi da | - |
dc.creator | Kaipper, Angélica Helfenstein | - |
dc.date | 2016-11-28 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T18:29:38Z | - |
dc.date.available | 2017-10-02 | - |
dc.date.available | 2017-10-11T18:29:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa atividades propostas com o gênero literário, no livro didático de Língua Portuguesa. Se as atividades, de acordo com documentos oficiais, contribuem para a produção de múltiplos sentidos por parte do aluno/leitor, e se possibilitam a refletir e argumentar criticamente seu contexto. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir da leitura do referencial teórico, bem como uma contextualização sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, o que nos trazem os documentos oficiais e a discussão sobre o gênero literário e a formação de leitores, a partir da perspectiva da Análise Discursiva. As atividades selecionadas e analisadas foram classificadas em três tipos de regularidades: enfoque estrutural; enfoque informacional e opinião do leitor. Nosso material de análise foi a obra Português: Língua e Cultura, de Carlos Alberto Faraco, adotado nas escolas estaduais do município de Chapecó- SC, para o triênio 2015-7. Os resultados apontaram que a obra apresenta um maior número de atividades que visam a extração de informações e elementos estruturais do texto, permitindo pouco espaço para o aluno/leitor produzir sentido, ou mesmo, refletir e opinar sobre o texto lido. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-02T16:31:24Z No. of bitstreams: 1 KAIPPER.pdf: 961964 bytes, checksum: 20ec23a60017e3c255c9bef8aee24f2a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T18:29:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KAIPPER.pdf: 961964 bytes, checksum: 20ec23a60017e3c255c9bef8aee24f2a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-11T18:29:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAIPPER.pdf: 961964 bytes, checksum: 20ec23a60017e3c255c9bef8aee24f2a (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero textuais | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | O gênero literário no livro didático e sua contribuição para a formação de leitores: um enfoque discursivo | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAIPPER.pdf | 939,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.