Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496
Type: Artigo Cientifico
Título : O gênero literário no livro didático e sua contribuição para a formação de leitores: um enfoque discursivo
Author: Kaipper, Angélica Helfenstein
First advisor: Luz, Mary Neiva Surdi da
Resume: Este trabalho analisa atividades propostas com o gênero literário, no livro didático de Língua Portuguesa. Se as atividades, de acordo com documentos oficiais, contribuem para a produção de múltiplos sentidos por parte do aluno/leitor, e se possibilitam a refletir e argumentar criticamente seu contexto. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir da leitura do referencial teórico, bem como uma contextualização sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, o que nos trazem os documentos oficiais e a discussão sobre o gênero literário e a formação de leitores, a partir da perspectiva da Análise Discursiva. As atividades selecionadas e analisadas foram classificadas em três tipos de regularidades: enfoque estrutural; enfoque informacional e opinião do leitor. Nosso material de análise foi a obra Português: Língua e Cultura, de Carlos Alberto Faraco, adotado nas escolas estaduais do município de Chapecó- SC, para o triênio 2015-7. Os resultados apontaram que a obra apresenta um maior número de atividades que visam a extração de informações e elementos estruturais do texto, permitindo pouco espaço para o aluno/leitor produzir sentido, ou mesmo, refletir e opinar sobre o texto lido.
Palabras clave : Gênero textuais
Formação de leitores
Livro didático
Literatura
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KAIPPER.pdf939,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.