Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | O gênero literário no livro didático e sua contribuição para a formação de leitores: um enfoque discursivo |
Author: | Kaipper, Angélica Helfenstein |
First advisor: | Luz, Mary Neiva Surdi da |
Resume: | Este trabalho analisa atividades propostas com o gênero literário, no livro didático de Língua Portuguesa. Se as atividades, de acordo com documentos oficiais, contribuem para a produção de múltiplos sentidos por parte do aluno/leitor, e se possibilitam a refletir e argumentar criticamente seu contexto. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir da leitura do referencial teórico, bem como uma contextualização sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, o que nos trazem os documentos oficiais e a discussão sobre o gênero literário e a formação de leitores, a partir da perspectiva da Análise Discursiva. As atividades selecionadas e analisadas foram classificadas em três tipos de regularidades: enfoque estrutural; enfoque informacional e opinião do leitor. Nosso material de análise foi a obra Português: Língua e Cultura, de Carlos Alberto Faraco, adotado nas escolas estaduais do município de Chapecó- SC, para o triênio 2015-7. Os resultados apontaram que a obra apresenta um maior número de atividades que visam a extração de informações e elementos estruturais do texto, permitindo pouco espaço para o aluno/leitor produzir sentido, ou mesmo, refletir e opinar sobre o texto lido. |
Keywords: | Gênero textuais Formação de leitores Livro didático Literatura |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KAIPPER.pdf | 939,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.