Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1506
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O valor social atribuído à profissão professor construído pela mídia através do gênero charge
Autor(es): Kusy, Adriane
Primeiro Orientador: Flain, Angela Luzia Garay
Resumo: Cada profissional na sua área de atuação tem um valor social reconhecido de formas diferentes. Dependendo da maneira como os profissionais são representados, principalmente através da mídia, estas representações podem influenciar e modificar a forma como cada profissional é visto e considerado no contexto social. Este artigo tem como objetivo investigar qual é valor social atribuído à profissão professor, construído pela mídia através do gênero charge. Uma vez que a mídia tem um forte poder de influência na sociedade e na vida das pessoas, a forma como o professor é representado nesse gênero pode influenciar ou fortalecer concepções a respeito do seu papel e valor social. Para compor o corpus foram escolhidas seis charges publicadas no jornal Folha de São Paulo, Jornal NH e no site UOL Notícias, que tinham o professor como tema. Na análise, consideraram-se os elementos humorísticos, o cenário, os personagens e o discurso, envolvendo a representação do docente. Foi possível constatar que as estratégias utilizadas nas charges realçam a imagem de um profissional desvalorizado socialmente, caricaturado e satirizado, principalmente em função de sua remuneração, condições inadequadas de trabalho e abuso de poder.
Abstract/Resumen: Cada profesional en su área de actuación tiene un valor social reconocido de diferentes maneras. Dependiendo de cómo los profesionales están representados principalmente por los medios de comunicación, estas representaciones pueden influir y cambiar la forma cómo se ve a cada profesional y cómo se lo considera en el contexto social. Este artículo tiene como objetivo investigar cuál es el valor social asignado a la profesión docente construido por los medios de comunicación a través del género tiras. Teniendo en cuenta que los medios de comunicación tienen un fuerte poder de influencia en la sociedad y en la vida de las personas, la forma como el profesor es representado en este género puede influir o reforzar concepciones respecto a su función y su valor social. Para componer el corpus se eligieron seis tiras publicadas en el diario Folha de São Paulo, Jornal NH, y el sitio web UOL Noticias, que tenían el profesor como tema. El análisis consideró los elementos humorísticos, el entorno, los personajes y el discurso que implica en la representación de los profesores. Fue posible constatar que las estrategias utilizadas en las tiras destacan la imagen de un profesional devaluado socialmente caricaturizado y satirizado, principalmente debido a su sueldo, malas condiciones de trabajo y abuso de poder.
Palavras-chave: Mídias sociais
Profissional
Formação de professores
Professor reflexivo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1506
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KUSY.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.