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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A construção do projeto político pedagógico numa perspectiva democrática
Autor(es): Malacarne, Marina
Primeiro Orientador: Gomes, Aurélia Lopes
Resumo: O artigo tem por objetivo realizar a apresentação das determinações legais que orientam a construção do projeto político pedagógico numa perspectiva democrática e sua manifestação nos documentos (PPPs) de duas escolas de educação básica da rede estadual de ensino em Chapecó. Foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Não é possível a construção de um Projeto Político Pedagógico coletivo sem a efetivação de uma gestão democrática, é pela gestão democrática que se constrói um projeto participativo, tanto o projeto político pedagógico quanto a gestão democrática sofrem influências diretas das políticas públicas, essas determinam para as escolas públicas um modelo de gestão democrática, participativa, a obrigatoriedade de elaboração, execução e avaliação do projeto político pedagógico escolar, esses buscam qualificar a educação pública criando identidades próprias, dando a escola autonomia e que são sustentadas por igualdade e inclusão sendo que esses são entendidos como eixos de sustentação. Verificou-se, por meio do estudo que os documentos contemplam e atendem ao que os autores definem e a legislação regulamenta sobre a perspectiva democrática e aponta para a necessidade da continuidade dos estudos para verificar sua efetivação no cotidiano das escolas pesquisadas.
Abstract/Resumen: A Political Pedagogical Project construction in a democratic perspective The article aims to carry out the presentation of the legal provisions that guide the construction of the political pedagogical project in a democratic perspective and its manifestation in the documents (PPP) of two elementary schools of the state schools in Chapecó. It was conducted through a bibliographical and documentary research. You can’t build a Pedagogical Political Project collective without the realization of a democratic, is the democratic management that builds a participatory project, both the political pedagogical project as a democratic management suffer direct influence public policy, they determine for public schools a model of democratic, participatory, the requirement for the preparation, implementation and evaluation of school teaching political project, they seek to qualify for public education by creating own identity, giving school autonomy and that are supported by equality and inclusion and these are understood to support shafts. It was through the study that documents come to attend to what the authors define and legislation governing on democratic perspective and points to the need for further study to verify its effectiveness in the daily lives of the surveyed schools.
Palavras-chave: Escola pública
Gestão democrática
Projeto político pedagógico escolar
Projeto pedagógico do curso
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1531
Data do documento: 2016
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