Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1543
Type: Dissertação
Título : O sujeito jovem, adulto e idoso com deficiência intelectual: desafios do fazer pedagógico no CAESP Padre Adriano Temmink-APAE de Ponte Serrada-SC
Author: Zatti, Tanara Terezinha Fogaça
First advisor: Sanceverino, Adriana Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee2: Martins Filho, Lourival José
metadata.dc.contributor.referee3: Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee5: Ody, Leandro Carlos
Resume: As práticas pedagógicas orientadas às pessoas com deficiência intelectual jovens, adultas e idosas são permeadas por uma série de questionamentos e receios, processo que demanda a reflexão constante do nosso fazer. Essa pesquisa problematiza como as ações e práticas pedagógicas para atender as demandas das pessoas com deficiência intelectual jovens, adultas e idosas podem ser aprimoradas na instituição especializada. O objetivo geral da investigação buscou compreender e possibilitar a construção coletiva de práticas pedagógicas que pudessem contribuir para a autonomia e qualidade de vida dos sujeitos jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, na instituição de educação especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP/APAE) no município de Ponte Serrada-SC. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, contextualizada na perspectiva da pesquisa-ação, no qual se desenvolveu um estado do conhecimento, com base nos trabalhos publicados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED (2008-2015), contingenciada por revisão teórica, realização de entrevistas semiestruturadas, observação participante com um grupo de sujeitos com deficiência intelectual jovens, adultos e idosos, seminários com os(as) profissionais sujeitos da pesquisa, para elaboração e implementação de uma proposta de intervenção. A análise e interpretação dos dados foi organizada com base na perspectiva do materialismo histórico dialético, mantendo um enfoque crítico e qualitativo. Os resultados da pesquisa apontam para novas ações no espaço de pesquisa, dentre as quais, destaca-se o trabalho articulado e a importância de reconhecer os saberes dos sujeitos com deficiência intelectual, para potencializar as possibilidades de autonomia e participação educacional e social desse público.
Resumen : Las prácticas pedagógicas orientadas a las personas con discapacidad intelectual jóvenes, adultas y ancianas están impregnadas por una serie de cuestionamientos y temores, proceso que demanda la reflexión constante de nuestro hacer. Esta investigación problematiza cómo las acciones y prácticas pedagógicas para satisfacer las demandas de las personas con discapacidad intelectual jóvenes, adultas y ancianas pueden ser perfeccionadas en la institución especializada. El objetivo general de la investigación buscó comprender y posibilitar la construcción colectiva de prácticas pedagógicas que pudieran contribuir a la autonomía y calidad de vida de los sujetos jóvenes, adultos y ancianos con discapacidad intelectual, en la institución de educación especial (Centro de Atención Educativa Especializada - CAESP / APAE) en el municipio de Ponte Serrada-SC. Se trata de un estudio de abordaje cualitativo, contextualizado en la perspectiva de la investigación-acción, en el cual se desarrolló un estado del conocimiento, con base en los trabajos publicados por la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación / ANPED (2008-2015) , con la participación de un grupo de sujetos con discapacidad intelectual jóvenes, adultos y ancianos, seminarios con los profesionales de la investigación, para la elaboración e implementación de una propuesta de intervención. El análisis e interpretación de los datos fue organizado con base en la perspectiva del materialismo histórico dialéctico, manteniendo un enfoque crítico y cualitativo. Los resultados de la investigación apuntan a nuevas acciones en el espacio de investigación, entre las que destaca el trabajo articulado y la importancia de reconocer los saberes de los sujetos con discapacidad intelectual, para potenciar las posibilidades de autonomía y participación educativa y social de ese público.
Palabras clave : Deficiência intelectual
Educação de Jovens e Adultos
Práticas pedagógicas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1543
Fecha de publicación : 29-sep-2017
metadata.dc.level: Mestrado Profissional
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ZATTI.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.