Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1543
Tipo: | Dissertação |
Título: | O sujeito jovem, adulto e idoso com deficiência intelectual: desafios do fazer pedagógico no CAESP Padre Adriano Temmink-APAE de Ponte Serrada-SC |
Autor(es): | Zatti, Tanara Terezinha Fogaça |
Primeiro Orientador: | Sanceverino, Adriana Regina |
Primeiro membro da banca: | Sartori, Jerônimo |
Segundo membro da banca: | Martins Filho, Lourival José |
Terceiro membro da banca: | Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro |
Quarto membro da banca: | Pereira, Thiago Ingrassia |
Quinto membro da banca: | Ody, Leandro Carlos |
Resumo: | As práticas pedagógicas orientadas às pessoas com deficiência intelectual jovens, adultas e idosas são permeadas por uma série de questionamentos e receios, processo que demanda a reflexão constante do nosso fazer. Essa pesquisa problematiza como as ações e práticas pedagógicas para atender as demandas das pessoas com deficiência intelectual jovens, adultas e idosas podem ser aprimoradas na instituição especializada. O objetivo geral da investigação buscou compreender e possibilitar a construção coletiva de práticas pedagógicas que pudessem contribuir para a autonomia e qualidade de vida dos sujeitos jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, na instituição de educação especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP/APAE) no município de Ponte Serrada-SC. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, contextualizada na perspectiva da pesquisa-ação, no qual se desenvolveu um estado do conhecimento, com base nos trabalhos publicados pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED (2008-2015), contingenciada por revisão teórica, realização de entrevistas semiestruturadas, observação participante com um grupo de sujeitos com deficiência intelectual jovens, adultos e idosos, seminários com os(as) profissionais sujeitos da pesquisa, para elaboração e implementação de uma proposta de intervenção. A análise e interpretação dos dados foi organizada com base na perspectiva do materialismo histórico dialético, mantendo um enfoque crítico e qualitativo. Os resultados da pesquisa apontam para novas ações no espaço de pesquisa, dentre as quais, destaca-se o trabalho articulado e a importância de reconhecer os saberes dos sujeitos com deficiência intelectual, para potencializar as possibilidades de autonomia e participação educacional e social desse público. |
Abstract/Resumen: | Las prácticas pedagógicas orientadas a las personas con discapacidad intelectual jóvenes, adultas y ancianas están impregnadas por una serie de cuestionamientos y temores, proceso que demanda la reflexión constante de nuestro hacer. Esta investigación problematiza cómo las acciones y prácticas pedagógicas para satisfacer las demandas de las personas con discapacidad intelectual jóvenes, adultas y ancianas pueden ser perfeccionadas en la institución especializada. El objetivo general de la investigación buscó comprender y posibilitar la construcción colectiva de prácticas pedagógicas que pudieran contribuir a la autonomía y calidad de vida de los sujetos jóvenes, adultos y ancianos con discapacidad intelectual, en la institución de educación especial (Centro de Atención Educativa Especializada - CAESP / APAE) en el municipio de Ponte Serrada-SC. Se trata de un estudio de abordaje cualitativo, contextualizado en la perspectiva de la investigación-acción, en el cual se desarrolló un estado del conocimiento, con base en los trabajos publicados por la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación / ANPED (2008-2015) , con la participación de un grupo de sujetos con discapacidad intelectual jóvenes, adultos y ancianos, seminarios con los profesionales de la investigación, para la elaboración e implementación de una propuesta de intervención. El análisis e interpretación de los datos fue organizado con base en la perspectiva del materialismo histórico dialéctico, manteniendo un enfoque crítico y cualitativo. Los resultados de la investigación apuntan a nuevas acciones en el espacio de investigación, entre las que destaca el trabajo articulado y la importancia de reconocer los saberes de los sujetos con discapacidad intelectual, para potenciar las posibilidades de autonomía y participación educativa y social de ese público. |
Palavras-chave: | Deficiência intelectual Educação de Jovens e Adultos Práticas pedagógicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1543 |
Data do documento: | 29-Set-2017 |
Nível: | Mestrado Profissional |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZATTI.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.