Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1573
Type: Artigo Cientifico
Title: Relação entre os programas de ampliação da jornada escolar e a meta seis do Plano Nacional de Educação 2014-2024
Author: Girotto, Fernanda
First advisor: Gomes, Aurélia Lopes
Resume: Este artigo apresentará o estudo que teve como objetivo investigar aproximações ou distanciamentos entre as propostas de educação integral e escola em tempo integral na educação brasileira e sua relação com a meta seis do Plano Nacional de Educação (2014/2024). Para a efetivação desse processo, optou-se analisar artigos de periódicos científicos, livros e dissertações de mestrado que tratam sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram a pesquisa bibliografia e documental. O referencial teórico baseia-se principalmente em Cavaliere (2010), Coelho (2009), Gadotti (2009), Moll (2012), Saviani (2007, 2010) e Teixeira (2007). Nas análises, foi possível identificar que as estratégias da meta seis atendem parcialmente as dificuldades levantadas nas experiências do Programa Mais Educação. Explicitar as dificuldades das experiências de educação integral desenvolvida no país, relacionando-as com umas das metas do PNE (2014/2024) poderá nos dar uma dimensão dos obstáculos e potencialidades que a educação perpassa.
Abstract: This article will present the study that aimed to investigate approaches or distances between the proposes of integral education and school in full time in Brazilian education and its relation to the goal six of the National Education Plan (2014/2024). For the realization of this process, we chose to analyze scientific journal articles, books and dissertations that deal with the subject. This is a qualitative research, in which the instruments used were literature and documental search. The theoretical framework is based mainly in Cavaliere (2010), Rabbit (2009), Gadotti (2009), Moll (2012), Saviani (2007, 2010) and Teixeira (2007). In the analysis it was possible to identify that the six target strategies meet partiality the difficulties raised in the experiences of the Program Mais Educação. To explicit the difficulties of integral education experiences developed in the country, relating them to one of the goals of the PNE (2014/2024) can give us a dimension of obstacles and potentialities that education permeates.
Keywords: Educação integral
Plano Nacional da Educação
Programa Mais Educação
Tipos de educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1573
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIROTTO.pdf507,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.