Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1582
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Pesquisa-ação na formação continuada de professores |
Author: | Camargo, Priscila Vitória |
First advisor: | Alves, Solange Maria |
Resume: | O presente artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado como requisito para obtenção de grau de Licenciada em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Chapecó (SC). Tem como tema a pesquisa-ação na formação continuada dos professores, cujo objetivo é verificar se e como a pesquisa-ação é utilizada nos programas de formação continuada promovidos pelo Ministério de Educação e Cultura. Para os fins deste TCC, dado o volume de material empírico, o alcance do objetivo proposto se limita pela análise do caderno Formação de Professores do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Em termos metodológicos, o trabalho se organiza por meio da elaboração de um dossiê temático sobre pesquisa-ação e formação de professores e pela análise documental como estratégia de verificação de uso da pesquisa-ação como possibilidade metodológica na formação continuada de professores. Primeiramente buscou-se o conceito de pesquisa-ação, em seguida, a contextualização do PNAIC junto com o caderno deste programa destinado para a formação de professores. Constatou-se que a expressão pesquisa-ação não está presente no documento do PNAIC, porém foram encontrados muitos vestígios deste tipo de pesquisa, como ideais de transformação social e reflexão do professor alfabetizador. Os princípios presentes neste programa foram criados para orientar o trabalho de seus coordenadores, portanto, a realização da pesquisa-ação nos encontros do PNAIC depende se o coordenador é adepto a esse tipo de pesquisa ou não. O que, a nosso ver, poderá ser foco de novas investigações sobre o tema. |
Resumen : | The present article is the result of the conclusion work for graduation, which is presented as a requirement to the acquisition of the degree in Pedagogy Licentiate by the Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó (SC). It has as theme the research-action in the continuous formation of teachers, which aims to verify if and how the research-action is used in continuous training programs offered by the Education and Culture Ministry. For the purpose of this conclusion work, given the amount of empiric material, the reach of the goal previously proposed shall be limited to the analysis of the Teachers’s Training agenda, PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. In the methodological aspects this work was organized by elaboration of a thematic dossier regarding the research-action and the training of teachers and by the documental analysis as a strategy to verify the use of a research-action with methodological possibilities to the continuous training of teachers. At first we sought the concept of research-action, afterwards, the contextualization of PNAIC along with the agenda of this program which aimed the continuous training of teachers. It was found that the action research expression is not present in PNAIC document, but found many traces of this type of research, as ideals of social transformation and reflection of literacy teacher. The principles contained in this program are designed to guide the work of its engineers, thus the realization of action research in PNAIC meetings depends on whether the coordinator is adept at this kind of research or not. What, in our view, will be the focus of new research on the subject. |
Palabras clave : | Formação continuada do professores Análise de dados Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Ministério da Educação e Cultura |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1582 |
Fecha de publicación : | 2016 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMARGO.pdf | 428.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.