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Type: Dissertação
Title: Implementação do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: concepções, desenvolvimento e gestão
Author: Santos, Nelso dos
First advisor: Cristofoli, Maria Silvia
Resume: Este trabalho aborda a reestruturação curricular e a política educacional do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul na Gestão 2011/2014. Objetiva analisar o processo de implementação, as aproximações, inovações e as contribuições desta política na superação das demandas e desafios do ensino médio e os impactos que promoveu narede pública estadual de ensino. Especificamente, o estudo visa descrever as motivações, concepções e pressupostos teóricos que embasam e caracterizam a política; identificar as aproximações com as políticas educacionais no âmbito federativo; recuperar o movimento realizado quanto a sua implementação, o papel e a contribuição dos atores envolvidos; analisar documentos gerados a partir da nova gestão que possam sugerir a (des) continuidade desta política educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, desenvolvida a partir da análise de dados, registros e documentos da 7ª CRE. Se estrutura em seis capítulos mais as considerações finais: I - Aborda o contexto, a justificativa, os objetivos, a problematizaçao e o caminho metodológico; II - As concepções, os pressupostos teóricos, aspectos legais que norteiam a expansão do ensino médio no Brasil, a evolução das políticas públicas e do federalismo; III – Enfatiza aspectos da gestão educacional e escolar além da literatura já produzida em nível estadual; IV - Destaca os eixos estruturantes e a caracterização da nova política; V – Trabalha as aproximações do Ensino Médio Politécnico com outras políticas educacionais e o próprio movimento realizado para sua implementação;. VI- Apresenta uma análise de resultados dos primeiros três anos de vigência desta política educacional na abrangência da 7ª CRE. Estabelece relações e sintonia com os referenciais teóricos, com a literatura disponível, enfatizando também as próprias percepções do pesquisador. Sua implementação mobilizou toda a rede pública de ensino, foi conflituosa, em certa medida, promovendo intensos debates nos diferentes níveis de gestão. Destaca-se pelo pioneirismo ao provocar alterações profundas no ensino médio regular da escola pública gaúcha. Sua implementação ocorreu de forma gradativa sendo que a própria experiência dos atores envolvidos gerou novas reflexões e correção de rumos. O Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul tornou-se um caso emblemático, interessante e diferenciado entre as políticas educacionais no âmbito federativo neste período. Contudo, sua implementação não ocorreu na forma, nem na intensidade desejada pela SE/RS. Muitos ajustes ocorreram face a contribuição e a própria resistência dos atores envolvidos sobretudo gestores e educadores, além dos próprios limites de ordem estrutural da rede pública. Constatamos que os índices educacionais melhoraram sensivelmente neste período e que o Seminário Integrado tornou-se a grande novidade no currículo escolar, ampliando o espaço/tempo para a elaboração de projetos e discussões relevantes na perspectiva da formação integral e da autonomia dos sujeitos, como preconiza a nova política. Entretanto, ela não se constituiu enquanto uma política de Estado e vem sendo reconfigurada pela nova gestão.
Abstract: This work deals with the curricular restructuring and the educational policy of Ensino Médio Politécnico (Polytechnic High School) in Rio Grande do Sul in Management 2011/2014. It aims to analyze the implementation process, approaches, innovations and the contributions of this policy in overcoming the demands and challenges of high school and the impacts that promoted the state public school. Specifically, the study aims to describe the motivations, conceptions and theoretical presuppositions that underlie and characterize these politics; to identify the assumptions with the educational policies in the federative scope; to recover the movement made regarding its implementation, the role and the contribution of the actors involved; analyze documents generated from the new management that may suggest the (dis) continuity of this educational policy. It is a qualitative research, of bibliographic and documentary character, developed from the analysis of data, records and documents of the 7th CRE. It is structured in six chapters and the final considerations: I - It approaches the context, the justification, the objectives, the problematization and the methodological path; II - The conceptions, theoretical assumptions, legal aspects that guide the expansion of secondary education in Brazil, the evolution of public policies and federalism; III - Emphasizes aspects of educational and school management beyond the literature already produced at the state level; IV - Highlights the structuring and characterization of the new policy; V - Works the approximations of Polytechnic Secondary Education with other educational policies and the movement itself carried out for its implementation. VI- Presents an analysis of the results of the first three years of validity of this educational policy in the scope of the 7th CRE. It establishes relationships and alignment with the theoretical references, with the available literature, also emphasizing the own perceptions of the researcher. Its implementation mobilized the entire public school system, was conflicting to a certain extent, promoting intense debates at the different levels of management. It stands out for the pioneerism when provoking profound alterations in the regular high school of the “gaucha´s” public school network. Its implementation occurred in a gradual way, and the experience of the involved actors generated new reflections and correction of paths. Ensino Médio Politécnico (Polytechnic High School) in Rio Grande do Sul became an emblematic case, interesting and differentiated between educational policies in the federative scope in this time. However, its implementation did not occur in the form, nor in the intensity desired by SE / RS. Many adjustments occurred facing the contribution and the resistance of the actors involved over the teachers and educators, beyond the limits of the structural order of the public network. We found that the educational indexes improved significantly during this period and that the Integrated Seminar became the great innovation in the school curriculum, expanding the space / time for the elaboration of projects and relevant discussions in the perspective of the integral formation and the autonomy of the subjects, as advocated the new policy. However, it has not been constituted as a state policy and has been reconfigured by the new management.
Keywords: Ensino médio
Currículo de ensino médio
Política educacional
Escola pública
Ensino profissional e técnico
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1588
Issue Date: 2017
metadata.dc.level: Mestrado
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