Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1646
Tipo: Monografia
Título: A análise custo, volume e lucro na gestão de uma empresa comercial do ramo de farmácias: um estudo de caso
Autor(es): Escobar, Lindilene Gomes
Primeiro Orientador: Oliveira, Fabricio Costa de
Primeiro membro da banca: Wuerges, Artur Filipe Ewald
Segundo membro da banca: Heckler, Lauri Aloisio
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar de que forma a análise de custo, volume e lucro pode contribuir para a gestão de uma farmácia comercial. Com o intuito de alcançar o objetivo geral proposto, a pesquisa foi elaborada em forma de estudo de caso. Os dados foram coletados mediante os acessos ao software da empresa que possibilitou a geração de relatórios dos históricos de vendas, enfocando nos seis primeiros meses do ano de dois mil e dezesseis. As vendas desses seis meses foram divididas em seis grandes grupos de produtos cadastrados no sistema de gerenciamento da empresa, são eles éticos, manipulados, genéricos, perfumaria, similares e diversos. Posteriormente foi elaborado quadros com as demonstrações dos resultados obtidos nos seis meses estudados, também foi feito o rateio dos custos por quantidade vendida e por custo do produto. Diante disso, os resultados dos cálculos da margem de contribuição e de ponto de equilíbrio financeiro dos grupos, bem como a melhor visualização dos custos e despesas, possibilitam ao gestor a segurança para planejar e tomar decisões concernentes à gestão empresarial. Com base no período estudado, o gestor pode verificar a continuidade ou descontinuidade da venda de alguns grupos, assim poderá definir suas metas para que se consiga obter mais lucro e consequentemente, posicionar-se melhor diante dos concorrentes.
Abstract/Resumen: The present study aimed to verify how a cost, volume and profit analysis can contribute to a commercial pharmacy management. In order to achieve the general goal proposed, a case study was elaborated. Data were collected upon the access of company’s software that enable the development of a historical sales report, focusing on the first six months of the year two thousand and sixteen. Sales during these six months were divided on six great groups of products registered on the company’s management system, they are ethic, manipulated, generic, perfumery, similar and various. Afterwards, a board was elaborated, demonstrating results obtained from the six month study, also, a costs proration by quantity soled and product cost was elaborated. Thereat, results of the contribution margin and breakeven point of the groups, as well as a better view of costs and expense, enable the manager to safely plan and make decisions referring to the company’s management. Based on the studied period, the manager can verify the continuity or discontinuity of some groups’ sales, and define goals so he can obtain more profits and consequently, better allocate in face of its competitors.
Palavras-chave: Análise de custo
Análise de lucros
Gestão farmacêutica
Fármacia comercial
Margem de contribuição
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1646
Data do documento: 16-Nov-2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCOBAR.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.