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Type: Monografia
Title: A utilização do facebook como ferramenta de comunicação: um estudo na administração pública municipal dos municípios da Associação dos Municípios das Missões
Author: Garcia, Vanessa Laís
First advisor: Dill, Rodrigo Prante
metadata.dc.contributor.referee1: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Denize Ivete
Resume: O presente estudo buscou analisar a utilização do Facebook como ferramenta de comunicação pela administração pública municipal dos municípios da Associação dos Municípios das Missões (AMM). Para tanto, foi realizada pesquisa de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio da visualização das fan pages e perfis no Facebook dos municípios. Para efetuar a análise, utilizou-se o software LibreOffice Calc, versão 2010 e software LibreOffice Writter, versão 2010. Constatou-se que, dos vinte e seis municípios que pertencem à AMM, doze estavam com suas fan pages ou perfil ativos como meio de comunicação. O dia da semana que as administrações públicas municipais apresentaram maior índice de publicações foi sexta-feira. A maior parte do registro das publicações se encontrou na classificação notícias e com ênfase na subclassificação avisos, também se percebeu que a maior parte das publicações foram classificadas na categoria de uma a vinte curtidas ou compartilhamentos, ao mesmo tempo que várias publicações não apresentaram registros de curtidas ou compartilhamentos, demonstrando assim, baixo índice de interação. Evidenciou-se também a falta de interação por parte das administrações públicas municipais, que poucas vezes responderam aos comentários realizados pelos seguidores/amigos.
Abstract: The following study aimed to analyze the usage of Facebook as a communication tool by the municipal public administration on the municipalities of Association of Municipalities of Missões (AMM). To do so, a descriptive research was accomplished, with quantitative approach, and the data collect was realized through the visualization of the municipalities fan pages and profiles on Facebook. To effectuate the analysis, the softwares Libre Office Calc, 2010 version and Libre Office Writer 2010 version was utilized. It was identified that, six of the twenty municipalities belong to AMM, and twelve had their fan pages or profiles activated as a communication mean. The day of the week on which municipal public administration presents more index of publication was Friday. Most of the publication record was found at the classification “news” with emphasis at sub classification “notices”, also, it was perceived that most of the publications classified have had around one to twenty likes or shares, at the same time that many publications have presented no record of likes or shares, therefore demonstrating low index of interaction. It was also evidenced the lack of interaction on the municipal public administration part, once it rarely answer the comments realized by its followers/friends.
Keywords: Associação dos Municípios das Missões
Redes sociais
Estratégia de marketing
Plano de marketing
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1649
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC Administração

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