Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castro, Gian Machado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766564A0pt_BR
dc.creatorAraujo, Géssica-
dc.date2017-07-12-
dc.date.accessioned2017-12-15T13:56:26Z-
dc.date.available2017-12-07-
dc.date.available2017-12-15T13:56:26Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1659-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the results of a research carried out with high school students and teachers who teach the discipline of Physics in three schools belonging to the Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul/PR, aiming to build a scenario of the process of Teaching/Learning Physics in these high schools. In order to carry out this research, questionnaires were applied in order to investigate the student and teacher's point of view about the Physics discipline and Physics teaching. We apply the questionnaires to a sample of one hundred and twenty two students and four teachers. The questions were elaborated so as to fulfill our purposes to verify the main difficulties presented by the students to learn the contents in the discipline of Physics, to verify the relation of the same with the daily life and with the technologies; Demonstrate the use of textbooks in class; Find out if students know the difference between Physics and Mathematics. The results show that most students believe that teaching physics is important and most of them enjoy studying the discipline. The main difficulties presented are in relation to understanding how to use formulas and the conversion of units, to understand the definitions and to use it to solve the proposed problems. Understanding this scenario will enable teachers to plan actions that can help them improve their teaching practices.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio e professores que lecionam a disciplina de Física em três escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul/PR, com o objetivo de construir um cenário do processo de Ensino/Aprendizagem de Física no ensino médio nessas escolas. Para a efetivação desta pesquisa, foram aplicados questionários com intuito de pesquisar sobre o ponto de vista dos estudantes acerca da disciplina de Física e a opinião dos professores em relação ao ensino de Física, um total de cento e vinte e dois alunos e de quatro professores responderam os questionários. As questões foram elaboradas de maneira a atender nossos propósitos sobre verificar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos para aprender os conteúdos na disciplina de Física, constatar a relação da mesma com o cotidiano e com as tecnologias; demonstrar a utilização do livro didático em aulas; averiguar se os alunos sabem a diferença entre Física e Matemática. Os resultados encontrados mostram que a maioria dos estudantes acreditam que o ensino da Física é importante e grande parte deles gostam de estudar a disciplina. As principais dificuldades apresentadas estão em relação a compreender como utilizar fórmulas e a conversão de unidades, entender definições e utilizá-las na solução dos problemas propostos. Entender este cenário possibilitará aos professores planejarem ações que possam ajudá-los a melhorar suas práticas docentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Rosa Moraes Maximiano (maria.maximiano@uffs.edu.br) on 2017-12-07T16:54:22Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 884159 bytes, checksum: 4c0edf1a390b9f48dea5c236d9ee247b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-15T13:56:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 884159 bytes, checksum: 4c0edf1a390b9f48dea5c236d9ee247b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-15T13:56:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 884159 bytes, checksum: 4c0edf1a390b9f48dea5c236d9ee247b (MD5) Previous issue date: 2017-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectQuestionáriospt_BR
dc.titleConstrução de um cenário do processo de ensino/aprendizagem de física no ensino médio em escolas do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul/PRpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO.pdf863,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.