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Type: Monografia
Title: Estratégias de comunicação: um estudo na empresa Erno Motos - ME
Author: Agnes, Fátima
First advisor: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee1: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee2: Frota, Mariângela Brum
Resume: Este Trabalho de Conclusão do Curso tem como principal finalidade o estudo de Estratégias de Comunicação, analisando como os meios de comunicação podem auxiliar no desenvolvimento de marketing da organização, tomando como objeto a Empresa Erno Motos – ME. A referida empresa em que a pesquisa foi aplicada está localizada no centro do município de Cerro Largo, dispondo de serviços de reforma, comercialização de peças e motos novas e usadas e busca estratégias de comunicação para o desenvolvimento do seu negócio. Por meio da identificação das estratégias de comunicação utilizadas no setor motociclístico no Brasil, buscou-se junto ao gestor uma melhor alternativa de comunicação, de modo a desenvolver uma nova propaganda nos meios de comunicação mais utilizados pela organização, no caso, a Rádio e o Facebook. Após a divulgação da propaganda, buscou-se analisar a influência das estratégias de comunicação com os clientes que visualizaram e ouviram as propagandas, sendo realizadas vinte e duas entrevistas com os clientes da empresa. Evidenciou-se que a rede Social Facebook vem trazendo mais retorno para o negócio, e foi possível constatar que a rádio é um meio que vem trazendo pouco impacto para atrair novos clientes e agregar valor. Como sugestões de melhores estratégias para substituir a rádio, tem-se o outdoor e a mala direta, estas formas mais específicas para atingir o cliente e trazer objetivos mais lucrativos para a empresa, concluindo que, para atingir um melhor desevolvimento do negocio, é de grande importancia estratégias de comunicação mais específicas para o público que a organização deseja alcançar.
Abstract: The main purpose of this Course Completion Work is the study of Communication Strategies: a study by Erno Motos - ME, conducting a study of how the media can help in the organization 's marketing development. The said company that the research was applied is located in the center of the municipality of Cerro Largo, having services of reform, commercialization of new and used parts and motorcycles and search strategies of communication for the development of its business. Through the identification of the communication strategies used in the motorcycling sector in Brazil, a better communication alternative was sought from the manager, in order to develop a new communication in the media most used by the organization, in this case, Radio and the Facebook. After the publicity of the advertisement, it was tried to analyze the influence of the communication strategies with the clients that viewed and heard the advertisements, being realized twenty-two interviews with the clients of the company, it was evidenced that the Social network Facebook has brought more return to the business, and we can see that radio is a medium that has had little impact in attracting new customers and adding value. As suggestions for better strategies to replace the radio, one has the billboard and the direct mail, these more specific ways to reach the client and bring more profitable goals for the company. Concluding that to achieve a better business development is more important communication strategies more specific to the public that the organization wants to achieve.
Keywords: Estratégias de comunicação
Plano de marketing
Cerro Largo
Meios de comunicação
Mídias sociais
Setor motociclístico
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1723
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:TCC Administração

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