Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1743
Type: Monografia
Title: Análise da produção e das vendas: um estudo de caso em uma agroindústria de panificados de Cerro Largo - RS
Author: Knebel, Daiani
First advisor: Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Herton Castilioni
metadata.dc.contributor.referee2: Giovello, Izabel
Resume: Este estudo teve como objetivo analisar a influência de uma cooperativa no processo produtivo e na comercialização de uma agroindústria familiar, conforme a percepção do gestor. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso, de forma descritiva, qualitativa e aplicada. Tem-se como objeto de estudo uma agroindústria de panificados, do município de Cerro Largo - RS: a coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada, aplicada com a gestora da agroindústria. Obteve-se como resultados da pesquisa que a produção da agroindústria é baseada em previsão de demandas semanais; como a quantidade de cada produto é variável, depende de encomendas realizadas diretamente e também através dos pontos de abastecimento da agroindústria; só após a previsão da demanda é que a agroindústria começa a produção da semana. A agroindústria utiliza os canais de nível zero (agroindústria e consumidor final) e nível um (agroindústria, supermercado e consumidor final) para a comercialização de seus produtos. Sugere-se para essa agroindústria que, quando houver falta de mão-de-obra, ela terceirize esse tipo de trabalho, gerando assim mais produtividade e renda, pois esse tipo de planejamento resulta na otimização de seu trabalho e na melhor satisfação de seus clientes. Conclui-se que é mais viável para a agroindústria de panificados comercializar seus produtos através da cooperativa do que de forma independente, pois é através da cooperativa que a agroindústria consegue produzir mais e atingir maior público de consumidores.
Abstract: The following study aimed to analyze the influence of a cooperative on the production process and commercialization of a family agroindustry, regarding to the manager perception. As for the methodology, it consisted on a case study, with descriptive, qualitative and applied approach. The object of study was a bakery agroindustry, from Cerro Largo-RS: the data collect was accomplish through a semi-structured interview, applied with the manager of the agroindustry. It was obtain as results that the agroindustry production is based on weekly demand previsions; due to the variability of the products quantity, it depends on daily orders and the agroindustry‟s supply points; it is only after the demand prevision that the agroindustry begins the weekly production. The agroindustry utilize the level zero (agroindustry and final consumer) and level one channels (agroindustry, market and final consumer) for its products commercialization. It is suggest for this agroindustry that it enable the outsourcing of work when there is a shortage of labor, generating bigger productivity and income, for this kind of planning results on the work optimization and better client‟s satisfaction. It is conclude that for the bakery agroindustry is more feasible to commercialize its products through a cooperative than independently, since is through the cooperative that the agroindustry can produce more and reaches a higher number of consumers.
Keywords: Processo produtivo
Cerro Largo
Agroindústria familiar
Gestão agroindustrial
Agroindústria de panificados
Comercialização de produtos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1743
Issue Date: 29-Nov-2017
Appears in Collections:TCC Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KNEBEL.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.