Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1785
Type: Monografia
Title: Tensões nas instituições escolares: disciplina e liberdade, um diálogo entre Freire e Foucault
Author: Estrai, Évelin Daniele Alves
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee3: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resume: A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática das tensões promovidas entre disciplina e liberdade no âmbito escolar, analisando questões de autoridade e autoritarismo, assim como a disciplina coercitiva e libertadora. A disciplina tem um princípio basilar no âmbito educacional, pois está condicionada historicamente ao contexto escolar, sua estrutura está inerente nas práticas de poder sustentadas por meio do corpo e pelo modo que ele se comporta. Por sua vez, a disciplina ainda se segmenta como norteadora na busca da liberdade. Diante das tensões, contraditórias, mas existentes no âmbito escolar, dialoga-se com Freire e Foucault acerca do que é a disciplina, ressaltando como ela intervém em um espaço de liberdade e libertação, por meio do diálogo, se contrapõem as especificidades das análises conceituais. A metodologia utilizada nesta pesquisa é bibliográfica, utilizou-se de apreciações bibliográficas em uma abordagem de pesquisa qualitativa e hermenêutica, tendo como fonte, livros e artigos. Deste modo, conclui-se que a disciplina está permeada no campo educacional e as tensões provocadas entre a disciplinarização e a libertação condizem as práxis da transformação educacional e a resistência contra o poder alienante e mecanizado.
Abstract: This research proposes a reflection about the subject of tensions between discipline and liberty in the scholar environment, analyzing questions of authority and authoritarianism, as well as coercive and libertarian disciplines. The discipline has a main standing in the scholar realm, because it is historically conditioned to the scholar context, its structure is inherent in the power practices sustained by means of the body and the way it behaves disciplines are still segmented as a north for the search of liberty. Considering the tensions, contradictories, but existent in the scholar environment, a dialogue with Freire and Foucault about what a discipline is, focusing on how it intervenes in a space of liberty and freedom, through dialogue, contrapose the specificities of conceptual analysis. The methodology used in this research is bibliographical, using bibliographical appreciations in a qualitative and hermeneutical approach, utilizing as a source books and articles. As such, one concludes that the disciplines appear to permeate the educational environment and the tensions provoked between becoming a discipline and being freed from it conduce to the praxis of educational transformation and the resistance against the mechanical and alienating power.
Keywords: Disciplina
Liberdade
Paulo Freire
Michel Foucault
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1785
Issue Date: 9-Jan-2018
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTRAI.pdf406,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.