Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee2Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee3Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.creatorBeux, Liliane Andressa-
dc.date2017-12-11-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:51:28Z-
dc.date.available2018-03-14T10:51:28Z-
dc.date.issued2018-01-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1786-
dc.description.resumoConsiderando a educação infantil uma importante etapa no desenvolvimento da criança, o presente trabalho intitulado como: As relações entre a família e a escola infantil, tem como objetivo compreender como a parceria entre família e escola colabora no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Busca-se entender como ocorre a participação dos pais nas escolas de seus filhos e de que forma a escola organiza e prioriza essa parceria, visto que nos referenciais teóricos encontramos o quão importante é esta parceria para o desenvolvimento integral das crianças. Para elaboração da presente pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com produção de dados a partir dos questionários. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se em obras, artigos, dissertações e teses levantar referencial teórico sobre os temas desenvolvidos. Os questionários foram organizadas com um questionário composto de cinco questões abertas, a fim de compreender como os/as professores/as vêem a parceria entre a escola e a família. Os/as participantes são atuantes em escolas infantis dos municípios de Aratiba-RS, Erechim-RS e Barão de Cotegipe-RS, e participaram da pesquisa assinando o Termo de consentimento. Com a pesquisa foi possível concluir que os/as professores/as estão cientes da importância de se manter essa relação, entretanto a participação é um tanto limitada e não frequente, podendo ser destacado principalmente nas datas comemorativas, entregas de avaliações ou via agenda escolar. Compreendendo tal importância, o diálogo entre as partes se faz uma importante ferramenta, levando em consideração que se trata de duas instituições de ensino distintas com os mesmos objetivos em comum: a formação integral das crianças. As famílias têm o direito de saber o que acontece dentro da escola, e também podem contribuir na elaboração dos projetos, sendo esta uma maneira de estar mais próximo da vida escolar das crianças e traçar em conjunto o desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-09T17:55:32Z No. of bitstreams: 1 BEUX.pdf: 1101645 bytes, checksum: 781051e7c73af92724b6e6669aa968b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:51:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BEUX.pdf: 1101645 bytes, checksum: 781051e7c73af92724b6e6669aa968b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:51:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BEUX.pdf: 1101645 bytes, checksum: 781051e7c73af92724b6e6669aa968b9 (MD5) Previous issue date: 2018-01-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.titleAs relações entre a família e a escola infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEUX.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.