Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee3 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.creator | Beux, Liliane Andressa | - |
dc.date | 2017-12-11 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:51:28Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:51:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1786 | - |
dc.description.resumo | Considerando a educação infantil uma importante etapa no desenvolvimento da criança, o presente trabalho intitulado como: As relações entre a família e a escola infantil, tem como objetivo compreender como a parceria entre família e escola colabora no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Busca-se entender como ocorre a participação dos pais nas escolas de seus filhos e de que forma a escola organiza e prioriza essa parceria, visto que nos referenciais teóricos encontramos o quão importante é esta parceria para o desenvolvimento integral das crianças. Para elaboração da presente pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com produção de dados a partir dos questionários. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se em obras, artigos, dissertações e teses levantar referencial teórico sobre os temas desenvolvidos. Os questionários foram organizadas com um questionário composto de cinco questões abertas, a fim de compreender como os/as professores/as vêem a parceria entre a escola e a família. Os/as participantes são atuantes em escolas infantis dos municípios de Aratiba-RS, Erechim-RS e Barão de Cotegipe-RS, e participaram da pesquisa assinando o Termo de consentimento. Com a pesquisa foi possível concluir que os/as professores/as estão cientes da importância de se manter essa relação, entretanto a participação é um tanto limitada e não frequente, podendo ser destacado principalmente nas datas comemorativas, entregas de avaliações ou via agenda escolar. Compreendendo tal importância, o diálogo entre as partes se faz uma importante ferramenta, levando em consideração que se trata de duas instituições de ensino distintas com os mesmos objetivos em comum: a formação integral das crianças. As famílias têm o direito de saber o que acontece dentro da escola, e também podem contribuir na elaboração dos projetos, sendo esta uma maneira de estar mais próximo da vida escolar das crianças e traçar em conjunto o desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-09T17:55:32Z No. of bitstreams: 1 BEUX.pdf: 1101645 bytes, checksum: 781051e7c73af92724b6e6669aa968b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:51:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BEUX.pdf: 1101645 bytes, checksum: 781051e7c73af92724b6e6669aa968b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:51:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BEUX.pdf: 1101645 bytes, checksum: 781051e7c73af92724b6e6669aa968b9 (MD5) Previous issue date: 2018-01-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.title | As relações entre a família e a escola infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BEUX.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.