Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1786
Type: Monografia
Título : As relações entre a família e a escola infantil
Author: Beux, Liliane Andressa
First advisor: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee3: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resume: Considerando a educação infantil uma importante etapa no desenvolvimento da criança, o presente trabalho intitulado como: As relações entre a família e a escola infantil, tem como objetivo compreender como a parceria entre família e escola colabora no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Busca-se entender como ocorre a participação dos pais nas escolas de seus filhos e de que forma a escola organiza e prioriza essa parceria, visto que nos referenciais teóricos encontramos o quão importante é esta parceria para o desenvolvimento integral das crianças. Para elaboração da presente pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com produção de dados a partir dos questionários. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se em obras, artigos, dissertações e teses levantar referencial teórico sobre os temas desenvolvidos. Os questionários foram organizadas com um questionário composto de cinco questões abertas, a fim de compreender como os/as professores/as vêem a parceria entre a escola e a família. Os/as participantes são atuantes em escolas infantis dos municípios de Aratiba-RS, Erechim-RS e Barão de Cotegipe-RS, e participaram da pesquisa assinando o Termo de consentimento. Com a pesquisa foi possível concluir que os/as professores/as estão cientes da importância de se manter essa relação, entretanto a participação é um tanto limitada e não frequente, podendo ser destacado principalmente nas datas comemorativas, entregas de avaliações ou via agenda escolar. Compreendendo tal importância, o diálogo entre as partes se faz uma importante ferramenta, levando em consideração que se trata de duas instituições de ensino distintas com os mesmos objetivos em comum: a formação integral das crianças. As famílias têm o direito de saber o que acontece dentro da escola, e também podem contribuir na elaboração dos projetos, sendo esta uma maneira de estar mais próximo da vida escolar das crianças e traçar em conjunto o desenvolvimento das crianças.
Palabras clave : Educação Infantil
Família
Desenvolvimento da criança
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1786
Fecha de publicación : 9-ene-2018
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BEUX.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.