Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sartori, Jerônimo | - |
dc.contributor.referee1 | Sartori, Jerônimo | - |
dc.contributor.referee2 | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati | - |
dc.contributor.referee3 | Terra, Mara Teresinha Rodrigues | - |
dc.creator | Mussato, Rangéli | - |
dc.date | 2017-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:54:29Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:54:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa intitulada Gestão Democrática: Uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RS, tendo como principal enfoque compreender com a gestão ocorre nessas escolas públicas em questão e como estes profissionais atuam neste cargo como diretor. Partindo de um breve histórico sobre a gestão democrática, dando ênfase maior sobre a gestão educacional e gestão escolar, destacando sobre a formação e atuação desses gestores, considerando a sua formação inicial e formação continuada. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental, da consulta bibliográfica e de uma coleta de dados, sendo esta por meio de questionários entregues aos diretores da gestão atual (2015-2018) e da gestão anterior (2012-2015), com perguntas abertas e estruturadas a fim de averiguar como acontece a gestão neste espaço de ensino, identificando os gestores, sua percepção sobre gestão democrática, sua formação e tempo de atuação neste cargo, também, como concretizam a participação de todos os membros que constituem a comunidade escolar. A pesquisa constatou que em sua maioria os gestores públicos estaduais fazem com que sua gestão seja democrática, por meio de votação direta para a escolha destes profissionais que exercem este cargo, procurando fazer com que todos possam ter voz e vez em todas as tomadas de decisões que ocorrem no âmbito escolar. O grande desafio é possibilitar que todos participem de maneira coletiva e participativa das reuniões e de todas as conversas, que são realizadas no contexto escolar para serem tomadas as definições cabíveis para este espaço de formação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-12T10:57:54Z No. of bitstreams: 1 MUSSATO.pdf: 638346 bytes, checksum: bd26323eb10d11606eb9d32e77124287 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:54:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MUSSATO.pdf: 638346 bytes, checksum: bd26323eb10d11606eb9d32e77124287 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:54:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MUSSATO.pdf: 638346 bytes, checksum: bd26323eb10d11606eb9d32e77124287 (MD5) Previous issue date: 2018-01-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas estaduais | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Atuação dos gestores | pt_BR |
dc.title | Gestão Democrática: uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RS | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MUSSATO.pdf | 623,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.