Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sartori, Jerônimo-
dc.contributor.referee1Sartori, Jerônimo-
dc.contributor.referee2Pagliarin, Lidiane Limana Puiati-
dc.contributor.referee3Terra, Mara Teresinha Rodrigues-
dc.creatorMussato, Rangéli-
dc.date2017-12-13-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:54:29Z-
dc.date.available2018-03-14T10:54:29Z-
dc.date.issued2018-01-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790-
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada Gestão Democrática: Uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RS, tendo como principal enfoque compreender com a gestão ocorre nessas escolas públicas em questão e como estes profissionais atuam neste cargo como diretor. Partindo de um breve histórico sobre a gestão democrática, dando ênfase maior sobre a gestão educacional e gestão escolar, destacando sobre a formação e atuação desses gestores, considerando a sua formação inicial e formação continuada. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental, da consulta bibliográfica e de uma coleta de dados, sendo esta por meio de questionários entregues aos diretores da gestão atual (2015-2018) e da gestão anterior (2012-2015), com perguntas abertas e estruturadas a fim de averiguar como acontece a gestão neste espaço de ensino, identificando os gestores, sua percepção sobre gestão democrática, sua formação e tempo de atuação neste cargo, também, como concretizam a participação de todos os membros que constituem a comunidade escolar. A pesquisa constatou que em sua maioria os gestores públicos estaduais fazem com que sua gestão seja democrática, por meio de votação direta para a escolha destes profissionais que exercem este cargo, procurando fazer com que todos possam ter voz e vez em todas as tomadas de decisões que ocorrem no âmbito escolar. O grande desafio é possibilitar que todos participem de maneira coletiva e participativa das reuniões e de todas as conversas, que são realizadas no contexto escolar para serem tomadas as definições cabíveis para este espaço de formação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-12T10:57:54Z No. of bitstreams: 1 MUSSATO.pdf: 638346 bytes, checksum: bd26323eb10d11606eb9d32e77124287 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:54:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MUSSATO.pdf: 638346 bytes, checksum: bd26323eb10d11606eb9d32e77124287 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:54:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MUSSATO.pdf: 638346 bytes, checksum: bd26323eb10d11606eb9d32e77124287 (MD5) Previous issue date: 2018-01-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectEscolas públicas estaduaispt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAtuação dos gestorespt_BR
dc.titleGestão Democrática: uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUSSATO.pdf623,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.