Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790
Type: Monografia
Título : Gestão Democrática: uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RS
Author: Mussato, Rangéli
First advisor: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee1: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee2: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
metadata.dc.contributor.referee3: Terra, Mara Teresinha Rodrigues
Resume: A presente pesquisa intitulada Gestão Democrática: Uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RS, tendo como principal enfoque compreender com a gestão ocorre nessas escolas públicas em questão e como estes profissionais atuam neste cargo como diretor. Partindo de um breve histórico sobre a gestão democrática, dando ênfase maior sobre a gestão educacional e gestão escolar, destacando sobre a formação e atuação desses gestores, considerando a sua formação inicial e formação continuada. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental, da consulta bibliográfica e de uma coleta de dados, sendo esta por meio de questionários entregues aos diretores da gestão atual (2015-2018) e da gestão anterior (2012-2015), com perguntas abertas e estruturadas a fim de averiguar como acontece a gestão neste espaço de ensino, identificando os gestores, sua percepção sobre gestão democrática, sua formação e tempo de atuação neste cargo, também, como concretizam a participação de todos os membros que constituem a comunidade escolar. A pesquisa constatou que em sua maioria os gestores públicos estaduais fazem com que sua gestão seja democrática, por meio de votação direta para a escolha destes profissionais que exercem este cargo, procurando fazer com que todos possam ter voz e vez em todas as tomadas de decisões que ocorrem no âmbito escolar. O grande desafio é possibilitar que todos participem de maneira coletiva e participativa das reuniões e de todas as conversas, que são realizadas no contexto escolar para serem tomadas as definições cabíveis para este espaço de formação.
Palabras clave : Gestão Democrática
Escolas públicas estaduais
Formação
Atuação dos gestores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Restrito
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790
Fecha de publicación : 9-ene-2018
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MUSSATO.pdf623,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.