Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790
Type: | Monografia |
Title: | Gestão Democrática: uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RS |
Author: | Mussato, Rangéli |
First advisor: | Sartori, Jerônimo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sartori, Jerônimo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
metadata.dc.contributor.referee3: | Terra, Mara Teresinha Rodrigues |
Resume: | A presente pesquisa intitulada Gestão Democrática: Uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RS, tendo como principal enfoque compreender com a gestão ocorre nessas escolas públicas em questão e como estes profissionais atuam neste cargo como diretor. Partindo de um breve histórico sobre a gestão democrática, dando ênfase maior sobre a gestão educacional e gestão escolar, destacando sobre a formação e atuação desses gestores, considerando a sua formação inicial e formação continuada. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental, da consulta bibliográfica e de uma coleta de dados, sendo esta por meio de questionários entregues aos diretores da gestão atual (2015-2018) e da gestão anterior (2012-2015), com perguntas abertas e estruturadas a fim de averiguar como acontece a gestão neste espaço de ensino, identificando os gestores, sua percepção sobre gestão democrática, sua formação e tempo de atuação neste cargo, também, como concretizam a participação de todos os membros que constituem a comunidade escolar. A pesquisa constatou que em sua maioria os gestores públicos estaduais fazem com que sua gestão seja democrática, por meio de votação direta para a escolha destes profissionais que exercem este cargo, procurando fazer com que todos possam ter voz e vez em todas as tomadas de decisões que ocorrem no âmbito escolar. O grande desafio é possibilitar que todos participem de maneira coletiva e participativa das reuniões e de todas as conversas, que são realizadas no contexto escolar para serem tomadas as definições cabíveis para este espaço de formação. |
Keywords: | Gestão Democrática Escolas públicas estaduais Formação Atuação dos gestores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Restrito |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790 |
Issue Date: | 9-Jan-2018 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MUSSATO.pdf | 623,38 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.